Caicó será sede do Curso de Sustentabilidade na Administração Pública.

465

O Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) realizará o curso de capacitação “Sustentabilidade na Administração Pública – Região Nordeste” nos dias 28 e 29 de junho de 2018 em Caicó – RN. O curso é parte de um conjunto de capacitações que o Programa A3P irá promover em 2018. Ao todo, no Brasil serão 66 cursos, distribuídos por municípios de todas as Unidades da Federação. Em cada UF foram escolhidos 3 ou 4 municípios-polos, capazes de agregar outros da região. É o caso de Caicó, que pela primeira vez recebe uma capacitação do gênero e, por razões técnicas, foi escolhida como a segunda do país a receber um curso de A3P este ano.

A Prefeitura de Caicó, a Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) convidam para o Curso de Sustentabilidade na Administração Pública. PÚBLICO: representantes do Executivo municipal, estadual e federal (prefeitos, secretários, técnicos das áreas  financeira, administrava, RH, educação, saúde, meio ambiente e outros); Legislativo (vereadores e assessores) e Judiciário da região.

OBJETIVO: Levar ao conhecimento dos gestores públicos da região o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do MMA. Pretende-se promover a implementação de práticas de sustentabilidade, visando à proteção do meio ambiente e consequente economia de recursos.

A média esmada é de 60 alunos por curso. Se for da conveniência da Prefeitura o número de vagas e tem o direito de reservar algumas vagas para o seu pessoal.

O curso está direcionado para dois focos: 1) o que é A3P; 2) Fortalecimento da Gestão Municipal sob o ponto de vista ambiental. Serão abordados os seis eixos temáticos da A3P: a) uso racional dos recursos naturais e bens públicos; b) gerenciamento de resíduos sólidos; c) qualidade de vida no ambiente de trabalho; d) sensibilização e capacitação dos servidores; e) contratações públicas sustentáveis; f) construções sustentáveis.

Desta forma, pedimos o auxílio da Prefeitura de Caicó/RN, particularmente da Secretaria de Meio Ambiente do município, na articulação com os municípios vizinhos, convidando os gestores públicos para que se façam presentes ao evento. Também solicitamos o apoio da Prefeitura de Caicó para que disponibilize a infraestrutura mínima necessária para realização do curso: Sala de aula com cadeiras confortáveis, ar condicionado; espaço interno com cadeiras móveis possibilitando a formação de grupos; Data-show e computador; Tomadas e extensões para a conexão de computadores e data-show; Som ambiente com cabo para conexão ao computador para projeção de vídeos; Acesso a rede Wi-fi 2 Microfones (preferencialmente sem fios); Coffee break (se possível); Água disponível para os participantes no local do evento. Solicita-se não utilizar produtos descartáveis (copos, pratos, talhares). Não há necessidade desse gasto.

No convite solicitamos ao aluno que leve seu copo ou caneca. Se for necessário podemos orientar sobre como dispor uma mesa de café e água sem usar produtos descartáveis.

A consultora que irá ministrar o curso, Maria do Carmo Coutinho, é responsável por receber as inscrições.