Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – Cosems-RN empossa nova diretoria

85

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) empossou sua nova diretoria executiva, conselho fiscal e conselho diretor, nesta quarta-feira (15). O evento aconteceu na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.

Cerro Corá esteve presente com a prefeita Graça Oliveira, o secretário de finanças Evilásio Bezerra e a coordenadora da secretaria de saúde Andreza, ambos foram prestigia a posse da secretária de saúde Célia Guimarães que assume a segunda vice-presidência da instituição.

A nova direção foi eleita em 17 de abril em chapa única, por aclamação, tem a secretária municipal de saúde do município de Doutor Severiano como nova presidente. A pedagoga, Maria Eliza Garcia, 49, é natural de Pau dos Ferros, já foi vice-presidente regional e primeira vice-presidência da Instituição, além dela tomaram posse a gestora de São Paulo do Potengi, Dailva Bezerra, passa da segunda para a primeira vice-presidência do Conselho. Agora, a segunda vice-presidência fica com Regina Célia Guimarães, secretária de Cerro Corá. Maria Emília Pinheiro, gestora de Monte Alegre, foi eleita para ocupar a secretaria geral do Cosems. Jalmir Simões da Costa, gestor de São Gonçalo do Amarante deixa a secretaria geral do Colegiado e ocupa a secretaria de articulação interinstitucional do Conselho de Secretarias. Débora Costa dos Santos, gestora de São José do Seridó, deixa a presidência do Conselho para responder pela diretoria financeira do Cosems-RN.

O conselho fiscal, responsável por supervisionar as finanças do Colegiado, continua com Lucianny Edja Guerra de Macena, gestora de Macau e Maria Auxiliadora Silva Sena, secretária de Alto do Rodrigues, respondendo pela primeira e segunda titularidade, respectivamente. O gestor Alexandre Inácio da Silva, de Areia Branca, passa a ser o terceiro membro titular do conselho fiscal. As três suplências do conselho fiscal ficam com os gestores de Japi, Graciane Clecia Dantas (primeira suplente), de Jardim de Angicos, José Mário Barbosa (segundo suplente) e de Porto do Mangue, Max Bruno dos Santos Andrade (terceiro suplente).

REGIONAIS

As vice-presidências regionais, na primeira região de saúde (Litoral Sul/Agreste), ficam com Maria Emília Pinheiro (titular) e Elisabeth de Lima Sousa (suplente), respectivamente, secretárias municipais de saúde de Monte Alegre e Passa e Fica.  Já na região Oeste (segunda região de saúde), as vices ficam com Marcia Cristina (titular) e Maria da Saudade de Azevedo (vice), respectivamente, secretárias de Tibau e Mossoró. Josimary Costa (Pedra Grande) e Clara Gertrudes (Riachuelo) foram escolhidas vices, respectivamente, titular e suplente, da terceira região de saúde (Mato Grande/Salineira).

Na região Seridó (quarta região de saúde), as vices escolhidas foram Evaneide da Silva (titular) e Maria José Alves (suplente), respectivamente, gestoras de Serra Negra do Norte e Acari. Nas regiões Trairi e Potengi (quinta região de saúde), as vices ficam com Cássia Penha e Elisa Maria, respectivamente, secretárias municipais de saúde de Serra Caiada e São Tomé. Ângela Wilma Rocha, gestora de Major Sales e Maria do Socorro Araújo Cunha, gestora de Lucrécia, foram escolhidas, respectivamente, titular e suplente da sexta região de saúde (Alto Oeste).

Angela Braz (Extremoz) e Gisleyne Medeiros (Macaíba), ficam com as vice-presidências da região Metropolitana (sétima região de saúde). Finalizando, o Vale do Assú (oitava região de saúde) escolheu Maria Auxiliadora (titular) e Charllys (suplente), respectivamente, gestores de Alto do Rodrigues e Ipanguaçu.