Governadores do NE fortalecem agenda positiva com investidores alemães

88

“Estamos com boas expectativas de investimentos no Brasil. Temos uma boa base de relacionamento e algumas companhias alemãs investem aqui há 160 anos. O RN é sempre sol e sempre vento”, elogiou Georg Witschel, embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil, durante reunião ocorrida na programação do 37° Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que acontece em Natal até esta terça-feira, 17.

Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra, destacou aos investidores alemães: “É preciso adotar medidas para o enfrentamento da crise fiscal e financeira e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios, mas sem tirar o foco de avançar no campo da igualdade de oportunidades e redução das desigualdades sociais“.

A governadora ressaltou, ainda, a importância da realização do EEBA no Rio Grande do Norte e as iniciativas realizadas com o intuito de trazer investidores para o Estado e a Região Nordeste. “Queremos avançar na parceria com a iniciativa privada, por meio do diálogo e da transparência. Ações concretas já foram iniciadas como a modernização dos marcos regulatórios e políticas de incentivos fiscais, gerando empregos dignos para o nosso povo e o crescimento da economia”, disse Fátima.

Presente na reunião, o governador Rui Costa (Bahia) presidente do Consórcio Nordeste, falou que a entidade em si é uma resposta ao enfrentamento desta crise financeira, uma ferramenta de gestão coletiva que busca fazer política de desenvolvimento regional e trazer investimentos por meio de parcerias com setor produtivo.

Um dos setores que concentra expectativa de investimento das empresas alemãs é o de energia, no qual o Nordeste lidera a produção nacional e o Rio Grande do Norte desponta como o maior produtor brasileiro, com grande potencial para ampliação e desenvolvimento deste setor. Embora tenha sido reiteradamente afirmado o interesse de investidores em diversos outros setores produtivos, como tecnologia, mineração, fruticultura e turismo.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, a reunião foi positiva para estreitar os laços com as empresas e com o governo alemão, além de afinar a agenda de compromissos prevista para novembro próximo. “Entre os dias 16 e 28 de novembro os governadores que integram o Consórcio Nordeste visitarão quatro países, entre eles a Alemanha, para dar continuidade ao processo de apresentação dos potenciais da região e para a formação de parcerias entre os países”, explicou.

Fotos: Elisa Elsie