Governo do RN capacitou 1521 trabalhadores da Assistência Social

135

Foram quatro meses de cursos, cinco polos regionais, quatro cursos, 167 municípios beneficiados, 61 turmas e 1521 trabalhadores e conselheiros da Assistência Social capacitados. Esses são os números da segunda edição do Programa de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS), realizado pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

 “O CapacitaSUAS 2019 foi realizado de maio a agosto e atendeu todas as regiões do Estado, sendo executado nos municípios polos de Natal, Caicó, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Mossoró. O Programa desde 2013 que não era executado e com o esforço da nossa gestão conseguimos realizá-lo. Foi uma edição muito elogiada pelos trabalhadores do SUAS e já estamos trabalhando para a execução do Programa em 2020”, explica a secretária da Sethas, Iris Oliveira.

O Programa se destinou aos gestores, trabalhadores, dirigentes da Rede Socioassistencial e conselheiros da assistência social, no exercício de suas competências e responsabilidades. Tem como objetivo contribuir para o aprimoramento das funções, capacidades e competências das funções de gestão, do provimento de serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda, e do exercício do controle social.

Foram oferecidos quatro cursos (Introdução ao Exercício do Controle Social do SUAS; Atualização sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS; Atualização sobre a organização e a oferta dos Serviços de Proteção Social Especial; Atualização em Vigilância Socioassistencial), ministrados pela instituição de ensino superior executora, Universidade Potiguar (UnP). Cada curso com carga horária de 40h.

A segunda edição foi elogiada pelos participantes, segundo os quais o programa foi fundamental para o aprimoramento do atendimento e dos serviços ofertados aos usuários. O psicólogo Elton Araújo participou da capacitação do polo Mossoró e contou que o programa contribuiu para o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido na Rede Socioassistencial.

“A importância do CapacitaSUAS para nossa formação é a preparação de profissionais com experiência se aperfeiçoando no trabalho que oferecemos ao público e preparação daqueles que estão chegando na Assistência Social para desenvolver um bom trabalho. A troca de experiência é uma oportunidade única nesse tipo de capacitação para saber o que o outro está fazendo de bom e podermos replicar nos nossos serviços. Além de que podemos relembrar atribuições, trabalhos e planejar melhorias na nossa articulação. A capacitação faz com que a gente se mantenha sempre afiado para defender a garantia de direitos para toda população”, ressaltou Elton.

O coordenador do CRAS do município de Ruy Barbosa, Amaral Garcia, participou da etapa do polo Santa Cruz e relatou que o programa foi uma oportunidade de conhecer a realidade da Assistência Social no RN. “A forma como foram realizados os cursos é muito proveitosa.  Além da parte técnica e teórica, nós tivemos a oportunidade de compartilhar com os municípios participantes a nossa realidade, as nossas experiências. O intercâmbio de informações foi um dos pontos mais proveitosos”, pontuou.

Em 2020, a Sethas iniciará a terceira edição do CapacitaSUAS, que ofertará novos cursos com base no feedback e nas necessidades dos trabalhadores. A coordenadora da Gestão Estadual do SUAS, Janine Baltazar, fez uma avaliação do programa e ressaltou que, em paralelo ao Programa, a Sethas realizou os seminários integrados de consulta para subsidiar a construção do Plano Estadual de Assistência Social e a pesquisa do perfil dos trabalhadores do SUAS e educação permanente.

“Para a nova gestão à frente da Sethas, o resultado foi imprescindível. Pois, estivermos em contato com todos os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, conhecendo suas necessidades, suas realidades, suas demandas. Também realizamos os seminários integrados de consulta para subsidiar a construção do Plano Estadual de Assistência Social e a pesquisa do perfil dos trabalhadores do SUAS e educação permanente. Vamos reforçar a formação permanente com base nos resultados do programa. Estamos em processo de planejamento do CapacitaSUAS 2020, com quatro novos cursos a serem realizados nesses cinco polos. Estamos planejamento três eventos de encerramento da edição 2019, onde serão apresentados os resultados da avaliação e a proposta para 2020”, explicou Janine.