Hospital esclarece sobre morte de paciente com suspeito de Meningite em Caicó

63

O Hospital Regional Do Seridó Telecila Freitas Fontes (HRSTFF) vem através deste meio, esclarecer a população sobre o óbito ocorrido hoje (28/04/19) pela manhã, nesta unidade hospitalar, por causa SUSPEITO de meningite bacteriana. A paciente deu entrada nesta Unidade Hospitalar na manhã da última quinta-feira (25/04/19), trazida por profissionais de saúde em uma ambulância do município de Jucurutu. Foi atendida pelo médico da urgência, que prontamente solicitou exames laboratoriais e de alta complexidade para serem realizados com urgência e encaminhou a paciente para o internamento.

O Hospital esclarece que não conseguiu isolar o tipo específico da bactéria, e que mesmo assim, foram tomadas todas as medidas cabíveis, inclusive em relação à situação epidemiológica. Foi administrado protocolo de tratamento específico por nossa equipe de profissionais que são devidamente preparados e capacitados. Realizamos esclarecimentos e quimioprofilaxia para todos os profissionais que manejaram diretamente com a paciente (inclusive os profissionais do município de Jucurutu) e familiares mais próximos.

A Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro. É uma doença séria que pode ser fatal. A causa mais comum é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus (mais frequentemente). Entre outros, o sintoma que mais chama a atenção para o problema é a rigidez na nuca.

O contágio se dá por vírus e bactérias causadoras da doença que podem ser transmitidos por gotículas via tosse, espirro, beijo ou compartilhamento de itens pessoais. Por isso, é importante evitar ficar muito próximo a pessoas portadoras de meningite.

Além disso, seguir algumas medidas básicas ajuda a prevenir a doença: • Lave sempre as mãos. Elas são a principal porta de entrada para muitas doenças; • Não compartilhe itens de uso pessoal com outras pessoas, como cigarro, copos ou escovas de dente; • Permaneça sempre saudável, com sistema imunológico funcionando corretamente; • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca.

Deixamos aqui, nossos sinceros sentimentos de pesar a todos os familiares da paciente e que o tempo traga alívio para dor dessa perda irreparável.