Janeiro de 2019 foi o menos violento dos últimos 5 anos no RN

135
O Rio Grande do Norte tem o mês de janeiro menos violento dos últimos 5 anos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), de 1º a 30 de janeiro de 2014, foram registrados 132 assassinatos no estado. Já nos primeiros 30 dias deste ano, foram 124 homicídios.
Em termos percentuais, a redução em relação a janeiro de 2014 foi de 6 %. Já em comparação ao primeiro mês de 2018, a queda foi ainda maior: 38%.
Para Ana Cláudia Saraiva, delegada geral da Polícia Civil potiguar, a redução no número de mortes violentas, como popularmente são chamadas as condutas violentas letais intencionais (CVLIs), aconteceu em razão de um maior enfrentamento às facções criminosas que atuam no estado – principalmente prisões de traficantes de drogas – intensificação de ações policiais nas principais manchas criminais, serviços mais amplos de inteligência, melhor aplicação de tecnologias e melhor integração entre as forças de segurança pública, “além de uma maior valorização dos policiais, com a garantia de pagamento de diárias operacionais”, destacou.
Melhorias
A melhoria na segurança pública foi o tema de uma entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (31), na qual a Sesed apresentou dados que comprovam a redução da criminalidade no estado.
Além da queda no número de homicídios, também houve redução na quantidade de crimes contra o patrimônio, furtos e roubos de veículos, roubos no sistema de transporte público, e mais um aumento no número de prisões.
Os dados, vale ressaltar, se referem ao mês de janeiro deste ano em comparação com o mês de janeiro do ano passado, tomando como base o período de 1º ao dia 28.

G1-RN