Pesquisa para deputado é teste de popularidade e não mede intenção de votos

236

Todo mundo sabe que todo mundo sabe que não existe pesquisa eleitoral para medir intenção de votos para deputado. O que se divulga são citações… Lembranças dos eleitores. Aí se você já é deputado e o pesquisador passar em uma de suas bases eleitorais…se deu bem. 5 citações em uma cidade é motivo de comemoração.

Pode até ficar no primeiro lugar. 5 citações em uma base eleitoral não quer dizer que você esteja em 1º, 2º ou 20° lugar…

Nem que seu nome seja tendência. Na pesquisa da Consult conhecida hoje, muitas comemorações de deputados e candidatos… Até alguns que não tem a menor chance de se eleger, foram citados uma, duas vezes, e só. Suficiente para aparecerem bem pontuados.

O que os deputados podem, sim, comemorar, qdo aparecerem bem pontuados nas pesquisas, é a tendência a não serem esquecidos pelo eleitor. Agora…sem dizer qual o posicionamento, se em primeiro ou em 18º lugar.

Claro que quanto mais lembrado, mais votado…mas ser lembrado 5 vezes em uma pesquisa de intenção de votos para deputado…não quer dizer nada. Na pesquisa da Consult, os mais lembrados para federal foram o deputado Walter Alves (MDB) e o ex-prefeito de Lajes, Benes Leocádio (PTC)…Dois nomes com recall do eleitor.

E para estadual, mesma situação, com os deputados Tomba Farias (PSDB) e Ezequiel Ferreira (PSDB) como os mais lembrados…

Um teste de popularidade, apenas…

Fonte> Thaísa Galvão