SAÚDE: Equipes das UBS e NASF concluiram semana mundial do Aleitameto Materno em Cerro Corá

279

A prefeitura de Cerro Corá, através da secretaria municipal de saúde, profissioanis das UBS e NASF, concluiram a Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada anualmente de 1° a 7 de agosto para incentivar a amamentação e melhorar a saúde dos bebês em todo o mundo. Em Cerro Corá os profissionais focaram bastante a importancia do Aleitamento Materno, assim como os cuidados com as crianças, cinco Unidades Basicas de Saúde mobilizaram, mães e gestantes, realizaram orientações basicas.

Nesta semana, é celebrada a assinatura da Declaração de Innocenti, formulada em agosto de 1990 por especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (United Nations Children’s Fund – UNICEF), com o intuito de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.

Este ano, a OMS está trabalhando com a UNICEF e parceiros para promover a importância de políticas favoráveis ​​à família, permitindo a amamentação e ajudando os pais a cultivar o relacionamento com seus filhos no início da vida. Isso inclui promulgar a licença-maternidade paga por um período mínimo de 18 semanas e a licença-paternidade paga para incentivar a responsabilidade compartilhada de cuidar dos filhos em igualdade de condições. A campanha defende que as mães também precisam ter acesso a um local de trabalho amigável e receptivo, para proteger e apoiar sua capacidade de continuar amamentando ao retornar ao trabalho, tendo acesso a intervalos para amamentação; um espaço seguro, privado e higiênico para ordenhar e armazenar o leite materno; e creches acessíveis.