Semarh promove consulta pública para atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos

115
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) convida instituições públicas, privadas, organizações não governamentais e população para participar de consulta pública, através da realização de oficinas, sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) do RN. Os eventos iniciarão na tarde desta segunda-feira (22), em Assu, e prosseguem até a quinta (25), em Natal.

O objetivo das oficinas é discutir e apresentar as atividades em desenvolvimento relativas à revisão e atualização do Plano, atualmente em curso pela Semarh. Os representantes do consórcio contratado para executar o trabalho, formado pela Hidroconsult e Engecorps Engenharia, vão apresentar o que já foi mapeado em relação à disponibilidade e demanda de águas subterrâneas e superficiais no Estado, bem como as primeiras propostas de intervenções de obras hídricas a curto, médio e longo prazo.

“É importante que a sociedade participe da discussão apresentando suas experiências e as peculiaridades da sua região. O PERH é um instrumento de gestão, efetivamente capaz de delinear as ações da política estadual de recursos hídricos” frisa Carlos Nobre, secretário adjunto.

Carlos ressalta que o estudo está com um percentual de execução de 65% e que para sua elaboração foi celebrado um convênio com a Agência Nacional de Águas (ANA) no valor de R$ 2,1 milhões. No RN, o plano foi elaborado em 1999 e, de lá para cá, não houve nenhuma atualização integral no seu conteúdo.

O PERH tem como objetivo fornecer todos os elementos que possibilitem praticar uma política consistente e eficiente de gerenciamento hídrico, apresentando elementos que orientem as ações nessa área, tais como: potencialidades e disponibilidades hídricas, tanto dos recursos superficiais como subterrâneos, alternativas de infraestrutura hídrica apropriada para o desenvolvimento das atividades econômicas e impactos ambientais decorrentes da implementação da infraestrutura hídrica proposta.

Hoje, a oficina acontecerá às 14h no auditório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, em Assú. Segue abaixo tabela com as datas, locais e horários das oficinas confirmadas:

 

DATA CIDADE                 LOCAL HORÁRIO
22/07/2019 Assu Auditório da UERN 14h
23/07/2019 Pau dos Ferros Auditório da UERN 14:30h
24/07/2019 Mossoró Auditório da Ufersa 14:30h
25/07/2019 Natal Escola de Governo 9:30h