Uso do capacete em Cerro Corá volta a ser exigido pelos policiais

564

Uso do capacete em Cerro Corá volta a ser exigido pelos policiais, depois de deixarem os condutores de adequarem e adquirirem os mesmo, agora condutor e carona estão sendo obrigados a usa-lo, vale lembrar que essa Lei é antiga e é uma obrigatoriedade.

O aumento da frota de motocicletas trouxe uma consequência trágica para as cidades do interior, o crescimento dos acidentes e mortes envolvendo motociclistas. “O capacete é o equipamento para condutores e passageiros de motocicletas e similares que, quando utilizado corretamente, minimiza os efeitos causados por impacto contra a cabeça do usuário em um eventual acidente”.

Estudos efetuados para avaliar a eficácia do uso de capacetes, demonstraram que, o seu uso pode prevenir cerca de 69% dos traumatismos crânio-encefálicos e 65% dos traumatismos da face. O capacete protege o usuário desde que utilizado corretamente, ou seja, afivelado, com todos os seus acessórios e complementos. “É importante verificar se o capacete apresenta o selo do Inmetro, pois esta é a garantia de que este capacete foi testado de acordo com as normas estabelecidas por um organismo de certificação competente. A recomendação é utilizar somente os chamados capacetes “fechados”, que protegem toda a cabeça.

Quem não usa o capacete, além de estar colocando a própria vida em risco, comete uma infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e suspensão direta do direito de dirigir.