12 estados mudam o dia do Feriado do Funcionário Público para evitar abstenção

12 estados mudam o dia do Feriado do Funcionário Público para evitar abstenção
Redes Sociais


A guerra contra a abstenção no segundo turno das eleições presidenciais mobiliza aliados de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) com medidas que incluem desde a adoção de transporte público gratuito até o adiamento de feriados.

Em um cenário de disputa apertada –Lula tem 52% das intenções de votos válidos contra 48% de Bolsonaro, segundo o Datafolha– cada voto é considerado crucial para o resultado final.

Neste ano, a abstenção registrada no primeiro turno foi de 20,9% —a mais alta em eleições gerais desde 1998, embora próxima à de 2018.

Dos 24 candidatos que concorrem nos estados neste segundo turno, 10 são aliados de Lula, 9 de Bolsonaro e 5 se mantêm neutros em relação à eleição nacional.

FERIADO MODIFICADO

Na maioria dos estados, o Dia do Servidor foi transferido para o dia 14 de novembro, véspera do feriado da Proclamação da República. Mas também houve antecipação ou postergação para outras datas. Em Minas, por exemplo, será em 31 de outubro, um dia depois da eleição.

RN MUDOU PARA DIA 14 

O Rio Grande do Norte foi um dos estados que teve seu feriado alterado por força de Decreto estadual.

A mudança também foi adotada pelos governos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Mato Grosso do Sul.

Os estados de Sergipe e de Rondônia mantiveram o feriado, e o Paraná ainda não decidiu sobre o tema.

Fonte: Folha de São Paulo


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *