40% das crianças com até 1 ano não tomaram vacina BCG no RN em 2021

40% das crianças com até 1 ano não tomaram vacina BCG no RN em 2021
Redes Sociais

O Rio Grande do Norte não conseguiu cumprir as metas de cobertura de nenhuma das vacinas voltadas às crianças com até 1 ano de idade, entre janeiro e agosto de 2021. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

A BCG, que previne a tuberculose, não foi aplicada em 40% das crianças com até 1 ano de idade. Ela faz parte da lista de nove imunizantes que protegem os pequenos de diferentes doenças e fazem parte do calendário vacinal infantil. É o caso também da vacina do rotavírus, da pentavalente, da tríplice viral, hepatites A e B, poliomielite, entre outras.

Na maioria das campanhas, a meta de cobertura é de 95%, porém, nenhuma delas chegou sequer a 70% até agosto deste ano.

Dos 167 municípios potiguares, apenas 15 conseguiram alcançar as metas de cobertura em pelo menos três vacinas. No mesmo período, em 2020, pelo menos 42 cidades tinham conseguido alcançar essa cobertura. Ainda assim, os percentuais do estado são melhores que os apresentados em agosto de 2020, quando praticamente metade das crianças nascidas vivas não tinham tomado as vacinas.

Para a bióloga Iraci Nestor, técnica do programa de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, um dos motivos para a baixa vacinação pode ser a pandemia da Covid-19, mas esse não seria o único problema.

Tanto que o estado já não vinha alcançando as metas de vacinação pelo menos desde 2015. Naquele ano, apenas a BCG alcançou a meta. Em 2016, 2017 e 2019, nenhuma das vacinas chegou à cobertura prevista pelo Ministério da Saúde.

G1RN


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *