Dia mundial contra a seca e a desertificação. Açudes estão secando em Cerro Corá, o que fazer?

Dia mundial contra a seca e a desertificação. Açudes estão secando em Cerro Corá, o que fazer?
Redes Sociais


Mananciais são todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser usadas para o abastecimento público. Isso inclui, por exemplo, rios, lagos, represas e lençóis freáticos.

Os mananciais estão bem distante de serem incluídos em discussões de bancadas politicas ou rodas de conversas desta classe, uma preocupação que muitos governantes não se atentam, são vistas apenas quando a situação é chamada bastante atenção nos meios de comunicação e agora nas redes sociais.

Em nossa região estamos enfrentando uma seca que parece eterna, a ponto das nossos fontes de água, açudes, barreiros, superficiais ou subterrâneas estarem nos limites mais cruciais ou secos.

Açude do Eneas ST Clara djaildo.com 1G

Açude do Enéas na foto acima e de capa desta matéria, bem que poderia está auxiliando os assentados do Santa Clara II, localizado na própria área do assentamento de reforma agraria em Cerro Corá, sendo que na vila “B”, ele geralmente comporta quando cheio um bom volume de água, mais por falta de controle administrativo muitos caminhões pipas retiravam água do local diariamente, hoje, seco, os criadores de animais e aqueles que plantam vazantes sofrem e ficam dependendo de alguns pequenos barreiros, barragens submersas e poços, chegando até a comprarem carrada de água para manter seu rebanho ou plantio.

Queremos chamar atenção, primeiro dos próprios assentados para procurarem através de uma assembleia criar uma comissão de controle, segundo, buscarem auxilio nos meios governamentais visando um melhoramento estrutural no açudes e outros reservatórios, isso não tão difícil, basta colocar o associativismo em pratica.

A secretaria de agricultura do município pode realizar um levantamento de como estão os mananciais, e aqueles que sofreram com a seca, que se busque alternativas.

Hoje, 17 de julho: Dia mundial contra a seca e a desertificação.

Dj Aildo.


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *