Advogados do Rio Grande do Norte elegem hoje a nova diretoria da OAB

Advogados do Rio Grande do Norte elegem hoje a nova diretoria da OAB
Redes Sociais

Mais de seis mil advogados potiguares elegem nesta sexta-feira (19) a nova direção para o triênio 2022/2024 da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte. Cinco chapas concorrem ao pleito que contará com 27 seções de votação. Serão 18 em Natal, localizadas no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), além de três seções na sede de Mossoró e uma nas subseccionais de Assu, Caicó, Currais Novos, Goianinha, Macau e Pau dos Ferros. A votação acontece das 9h às 17h em todo o estado.

Na eleição, serão utilizadas urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral cedidas pelo TRE/RN e a apuração dos resultados deve ocorrer imediatamente após o encerramento da votação. Além da futura direção, serão eleitos os representantes das sete subsecções do interior, bem como a representação do RN no Conselho Federal do órgão.

Os advogados e advogadas devem comparecer aos locais de votação portando um documento de identificação oficial com foto (RG, passaporte, carteira de trabalho, CNH e carteira da Ordem). Como regra, é preciso estar adimplente com o pagamento da anuidade até o dia 20 de outubro, totalizando 6.955 eleitores aptos. Também será exigido o uso de máscara para acesso ao local de votação, cumprindo com os protocolos sanitários.

De acordo com Wlademir Capistrano, presidente da Comissão Eleitoral, as seções eleitorais foram designadas e os seus integrantes receberam treinamento para todo o processo de votação, desde a identificação até a finalização do voto. “A expectativa da Comissão é que haja um expressivo comparecimento às eleições, pois o número de candidaturas registradas revela o interesse da advocacia potiguar na condução dos destinos da OAB”.

Essa será a primeira eleição da instituição no Estado que contará com a exigência de cotas. “Metade dos cargos têm que ser preenchidos por candidatos de cada gênero – homem e mulher – e 30% por candidatos autodeclarados negros. Essa é uma tendência dos processos eleitorais no Brasil inteiro, para que seja fortalecida, por meio de cotas, a presença feminina e de pessoas negras nas políticas institucionais das entidades e de todos os segmentos da sociedade”, destaca.

Cinco chapas concorrem para a diretoria da OAB/RN: “OAB no Rumo Certo” (Chapa 10), representada pelo atual presidente Aldo Medeiros; “Identidade OAB” (Chapa 20), encabeçada pela advogada e procuradora estadual Magna Letícia; “Somos Iguais, Somos OAB” (Chapa 30), que tem o advogado Marcelo Torres como candidato à presidência; “Liberta OAB” (Chapa 50), liderada pelo advogado Fernando Pinto; e “Por Uma Ordem Progressista” (Chapa 80), representada pela advogada Elisângela Fernandes.

Cada chapa é composta por 35 Conselheiros Seccionais Titulares, incluindo cinco membros para composição da diretoria; 35 Conselheiros Seccionais Substitutos; três Conselheiros Federais Titulares; três Conselheiros Federais Suplentes; cinco membros da Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do RN (CAARN); dois suplentes da CAARN; e Diretorias das Subsecções e/ou Conselhos Subseccionais, e Suplentes, se houver.


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *