CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE NO RN CRESCEM 192% EM 2022

CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE NO RN CRESCEM 192% EM 2022
Redes Sociais

O registro de casos de arboviroses como dengue, zika e chikungunya está aumentando este ano em todo o do Rio Grande do Norte em relação a 2021. O número de casos confirmados de dengue, por exemplo, saltou de 248 até a primeira quinzena de 2021 para 725 no mesmo período de 2022 – um aumento de 192%.

Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Os números apurados até 9 de abril de 2022 indicam aumentos em alto grau dos casos prováveis das três doenças em comparação a 2021.

Casos prováveis

O boletim epidemiológico da Sesap aponta que em 2021, até a segunda semana de abril, foram registrados 435 casos prováveis de dengue, enquanto em 2022 chegou a 3.995 no mesmo período – aumento de 818%.

Os casos prováveis de chikungunya passaram de 570 para 1.494 – aumento de 162%. Já os casos prováveis de zika passaram de 39 ano passado para 321 em 2022. – aumento de 723%.

As arboviroses apresentam sinais e sintomas comuns entre si, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos no caso da chikungunya e zika.

“É importante que os serviços de saúde estejam atentos à notificação dos casos suspeitos, e que a população esteja atenta aos sinais de alarme, como dor abdominal, vômitos persistentes e sangramento de mucosas, pois devem procurar imediatamente os serviços de saúde”, explica Sílvia Dinara, coordenadora do programa estadual de combate às arboviroses.

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, a Sesap reforça os cuidados necessários:

  • manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;
  • esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;
  • não colocar lixo em terrenos baldios;
  • manter caixas d´água sempre tampadas;
  • e cuidar de qualquer local que possa acumular água parada.

A população pode colaborar com a notificação de possíveis focos do mosquito ou possíveis casos de Dengue, Zika ou Chikungunya através do sistema Notifica RN.

G1RN


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.