Ceres promove curso de extensão sobre a caracterização física de solos

Redes Sociais


O Departamento de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó (DGC/Ceres) promove, entre os dias 28 e 29 de setembro, nos turnos da manhã e da tarde, no Laboratório Didático de Geociências (LADGeo), o curso de extensão Métodos de Caracterização Física de Solos: análise granulométrica, grau de floculação, densidade real e aparente. A ação é aberta para discentes de graduação e pós-graduação do DGC, além de profissionais das áreas de ciências agrárias e geografia da região do Seridó. As inscrições acontecem via Sigaa.

O curso será ministrado em dois dias, entre atividades práticas e teóricas, e conta com aulas sobre o preparo de amostras; separação de terra fina, cascalho e calhaus; umidade atual (fator F); análise granulométrica e grau de floculação; densidade real e aparente e aula prática sobre análise granulométrica e grau de floculação – partes 1 e 2 e interpretação de resultados.

João Santiago Reis, professor do DGC, explica que o solo é um recurso natural não-renovável de suma importância para a sociedade, pois proporciona a produção de alimentos e o suporte à vida. O projeto tem como objetivo estimular o estudo e pesquisas sobre o assunto para profissionais da geografia, visto que existe uma carência na formação técnica de geógrafos com conhecimentos específicos em solos e seus métodos de caracterização.


Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.