Cerro Corá: Prefeitura realiza capacitação sobre o Prontuário Eletrônico do Cidadão(Vídeo)

Cerro Corá: Prefeitura realiza capacitação sobre o Prontuário Eletrônico do Cidadão(Vídeo)
Redes Sociais


 

A prefeitura de Cerro Corá através da Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma capacitação para os servidores a respeito do prontuário eletrônico, esteve presente na abertura o prefeito Raimundo Marcelino, Novinho e o vice-prefeito Elzinho.

O que é prontuário eletrônico?

Trata-se de uma ferramenta para centralizar as informações do paciente, de forma a serem acessadas muito facilmente pelo médico, seja qual for a especialidade. Assim, desde a primeira consulta, ficam registrados os dados da pessoa em um ambiente online, bem como exames e prescrições.

Desse modo, não é preciso reunir montantes enormes de papéis para saber o que se passa com cada pessoa que é atendida. Fica tudo guardado eletronicamente em um documento que é fundamental para as decisões sobre a saúde do paciente, pois serve como referência para o médico em caso de dúvidas sobre o que receitar e qual tratamento recomendar.

Além disso, em tempos de liberação da telemedicina, quando é possível contar com os dados digitalizados, o atendimento médico fica muito mais facilitado. Mas vale lembrar que o serviço não é recente, uma vez que a Resolução CFM 1.639/2002 já menciona seu uso.

Prontuário eletrônico do cidadão

Na rede pública de saúde, existe o próprio Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que pode ser acessado pelo Sistema e-SUS Atenção Básica, que é o software médico gratuito para armazenar informações de pacientes.

O PEC tem como objetivo favorecer o atendimento, uma vez que mantém os dados relevantes para os médicos reunidos em um só lugar. Entre os benefícios, podemos destacar:

  • acesso facilitado aos dados do paciente e seu histórico de saúde;
  • otimização de recursos e redução de custos (menos papel, por exemplo);
  • automação de processos e facilidade para troca de informações entre médicos.

Assim, administrações municipais e estaduais de saúde podem contar com esse sistema para favorecer o amparo à população como um todo.


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *