Clima no verão 2022: previsão geral para o Brasil

Clima no verão 2022: previsão geral para o Brasil
Redes Sociais

O verão no Hemisfério Sul se inicia às 12h59 de 21/12/2021 e se estende até 12h33 de 20/03/2022. O fenômeno La Niña que se reconfigurou na primavera continua ativo e vai influenciar a nova estação. O que esperar para o verão 2021/2022?

La Niña moderada

A porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial está com temperatura abaixo do normal para época do ano, caracterizando um fenômeno La Niña moderado. Este resfriamento vai se manter ao longo do verão 2022 e avançar pelo outono do próximo ano. De acordo com a NOAA (Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia), há 50% de chance de manutenção do fenômeno nesta estação.

Tendência da chuva

Espera-se um padrão típico do fenômeno no Brasil, com chuva acima da média nas Regiões Norte e Nordeste e no norte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Por outro lado, a Região Sul e os estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul receberão menos chuva que o normal com chance de algumas estiagens regionalizadas. Esse é um destaque do verão 2022: a estação será marcada por estiagem no  Sul do Brasil.

O volume de  chuva também diminui na metade sul dos estados de Minas Gerais, Rio De Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Tendência da temperatura

A temperatura permanecerá próxima ou abaixo da média na maior parte do país, seja pela presença de ondas de frio mais intensas ou pela chuva persistente. O calor acima do normal predomina apenas no leste do Nordeste e no Rio Grande do Sul.

Fonte: Climatempo


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *