Com participação recorde, municípios debatem remapeamento do turismo no Rio Grande do Norte

Com participação recorde, municípios debatem remapeamento do turismo no Rio Grande do Norte
Redes Sociais

O Mapa do Turismo é um instrumento legal que abre as portas para políticas públicas que ajudam a profissionalizar a gestão turística, estruturar o setor e promover os destinos turísticos. Foi para tirar as dúvidas dos municípios, que já fazem parte ou querem integrar essa ferramenta, que a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) realizou na manhã desta terça uma reunião de orientação direcionada para os gestores municipais.

Com mais de 100 participantes, a atividade teve adesão recorde de 67 municípios de todas as regiões do estado. Desses, 18 são municípios novatos que buscam entrar no mapa pela primeira vez. Além dos gestores do turismo, também estiveram presentes o Prefeito de Pureza, Neto Moura, o Vice-Prefeito de Felipe Guerra, Francisco Ubiracy Feitosa, e Gabriela Duarte, Gerente Executiva da ABIH/RN.

O mapa é um primeiro passo para que um município turístico possa se alinhar aos princípios da Política Nacional de Turismo, e assim fomentar a captação e promoção de investimentos na área. A Secretária Estadual de Turismo, Aninha Costa, fez fala na abertura do evento e destacou a importância do mapeamento para a regionalização da atividade.

“A regionalização é uma prioridade da nossa gestão. Acreditamos que o turismo tem poder para impactar direta ou indiretamente um território. Mesmo que esse município não tenha vocação ele pode desempenhar um papel chave ao prover serviços que atendam o turista que visita aquela região. Integrar o Mapa do Turismo é um primeiro passo para que esse município seja visto e para que tenha protagonismo, além de buscar uma melhor estrutura para seu destino”, explica Aninha.

A reunião foi conduzida pela Coordenadora de Articulação e Ordenamento da SETUR, Rosângela Moreno, que apresentou ponto a ponto a portaria do Ministério do Turismo que estabelece critérios para adesão dos municípios ao mapa.


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *