Comissão da Câmara perto de votar PEC que libera trabalho aos 14 anos

Comissão da Câmara perto de votar PEC que libera trabalho aos 14 anos
Redes Sociais


Enquanto as atenções no plenário da Câmara estão voltadas para a PEC dos Precatórios, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa pode votar, nesta quarta-feira (3/10), uma proposta que reduz a idade mínima de trabalho dos atuais 16 para 14 anos.

A presidente da comissão, Bia Kicis(PSL-DF) tenta votar a proposta desde agosto deste ano. Na última semana, porém, enfrentava obstrução da oposição, quando teve de interromper a votação por causa do início dos trabalhos no plenário da Câmara.

A proposta é tão polêmica que está empacada na CCJ da Câmara desde 2011. Teve, inclusive, o então deputado João Roma, atual ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, como relator. Em 2019, ele apresentou um relatório contrário à PEC, alegando sua inconstitucionalidade.

Com a licença de Roma para assumir o ministério, o deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) foi designado como novo relator. O parlamentar, aliado do governo de Jair Bolsonaro, é favorável à ideia de reduzir a idade para contratação de adolescentes.

“Trata-se, pois, de um argumento sem comprovação científica aquele que vincula a elevação da idade para acesso ao mercado de trabalho à elevação da proteção social à criança e ao adolescente devida pelo brasileiro aos nossos jovens. A efetivação dessa proteção, como sugere a observação de outros povos e sistemas políticos, depende muito mais de outros fatores que efetivamente da idade mínima para o trabalho”, diz Martins em seu relatório.

Fonte: Igor Gadelha/Metrpopoles


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *