Concurso INSS 2022: Edital com 1.000 vagas terá Cebraspe na banca

Redes Sociais


Tá chegando! Vem aí o novo concurso público do INSS. Por meio do Diário Oficial da União desta sexta-feira de 2 de setembro a banca que vai coordenar o concurso. O Cebraspe, antigo Cespe, foi definido como coordenador do certame e vai receber as inscrições e aplicar as provas. Agora, o edital é iminente e sairá em setembro.

No dia 13 de junho o Ministério da Economia deu aval para um novo edital do INSS que terá 1.000 vagas para efetivos em todo o país. Confira a definição da banca:

Concurso do INSS sairá pelo Cebraspe – Fonte: Diário Oficial da União

O INSS modificou o pedido inicial do concurso que tinha 7 mil vagas. Agora, somente 1.000 vagas de Técnico do Seguro Social serão abertas. A retificação do pedido foi necessária para conseguir finalmente a autorização junto ao Governo, solicitação que vinha sendo feita desde 2019.

O cargo de Técnico do Seguro Social vai exigir apenas nível médio de escolaridade. Recentemente, o deputado federal Luis Miranda (Republicanos/SP) apresentou projeto de emenda à Medida Provisória 1.113/22 para transformar o cargo de Técnico do Seguro Social em Especialista do Seguro Social, com exigência então de nível superior – veja a emenda. No entanto, na terça-feira de 2 de agosto a MP 1113 foi rejeitada na Câmara dos Deputados, Assim, a escolaridade exigida para a carreira de técnico vai permanecer sendo de ensino médio neste concurso.

Outra informação relevante saiu na portaria 6.637 publicada no Diário Oficial da União que autorizou a redução do prazo entre o edital e a realização das provas no certame, fixado agora em dois meses. Ou seja, caso o edital seja lançado em setembro as provas deverão ocorrer em dezembro ou janeiro.

Fonte: Ache Concursos


Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.