Corpo de Bombeiros do RN alerta para incidência de raios no período chuvoso

0
194

As chuvas acompanhadas de raios e trovões marcaram a madrugada dos últimos dias em quase todo o Rio Grande do Norte. Com o alto volume de chuvas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) alerta a população sobre os cuidados necessários durante o período chuvoso, sobretudo com a incidência de raios.

Segundo o Coordenador de Operações do Corpo de Bombeiros, capitão Fonseca, a orientação é de que a população permaneça em casa ou em ambientes fechados durante a existência de raios.

“A recomendação é que a população evite lugares abertos que ofereçam nenhuma proteção contra raios, como estacionamentos, praias e campos de futebol. Dessa forma, as pessoas devem procurar ambientes fechados, tais como casas, comércios e galpões”, disse.

No entanto, alguns cuidados dentro de casa também são necessários para que acidentes graves como choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios possam ser evitados.

“Além dos cuidados fora de casa, é necessário se precaver também dentro da residência. Não ficar próximo a tomadas, janelas e portas metálicas são algumas medidas preventivas. Também é importante evitar o uso de equipamentos e eletrodomésticos que estejam ligados na energia elétrica”, finalizou o Coordenador de Operações do Corpo de Bombeiros, capitão Fonseca.

Cuidados com raios e fortes tempestades

Se estiver na rua, o que se deve fazer?

– Durante a incidência de raios evite deslocamentos a pé, não ande próximo a árvores, postes ou cercas;

– Evite lugares abertos como estacionamentos, praias e campos de futebol e que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, tais como pequenas construções não protegidas, tendas e barracos;

– Evite estruturas altas tais como torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;

– Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;

– Não se abrigue em árvores ou debaixo delas;

– Se estiver de carro, evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

– Antes de saltar do automóvel verifique se há algum cabo ou fio elétrico, solto, próximo ao veículo;

Em casa:

– Evite utilizar equipamentos e eletrodomésticos que estejam ligados na energia, como o celular carregando, por exemplo;

– Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;

– Em caso emergência, o número do Corpo de Bombeiros é o 193.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui