Datafolha: Com 79% acreditando no sistema, confiança nas urnas cresce

Datafolha: Com 79% acreditando no sistema, confiança nas urnas cresce
Redes Sociais


Pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (28/7) mostra que a confiança da população brasileira nas urnas eletrônicas aumentou mesmo com os ataques recentes do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral.

O levantamento foi realizado entre quarta (27/7) e quinta-feira (28/7) e registra que 47% da população diz confiar muito nas urnas. Outros 32% dizem confiar um pouco nos dispositivos totalizando, segundo o instituto Datafolha, um índice de confiança de 79% para o sistema. Outros 20% dos participantes disseram não confiar nas urnas eletrônicas, enquanto 1% não soube opinar.

Em 18 de julho, Bolsonaro reuniu-se com embaixadores para atacar o sistema eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e defender o voto impresso. O episódio gerou uma série de críticas por parte de parlamentares, presidenciáveis, instituições e foi um dos fatores que levou à “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, que já ultrapassou 500 mil assinaturas.

Segundo o Datafolha, o índice de confiança nas urnas subiu após o episódio. Na pesquisa anterior, divulgada em maio, 73% dos participantes disseram confiar no sistema eleitoral, sendo que 42% disseram confiar muito e 31% um pouco. O maior índice foi registrado em fevereiro, com 82% de confiança, contra 17% que disseram não confiar nas urnas.

Correio Braziliense


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *