Defesa Civil Nacional alerta para o período de seca em vários estados

Redes Sociais


A Defesa Civil Nacional alerta para o período de seca e ocorrência de incêndios naturais em várias regiões do Brasil nesta época do ano, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, ocasionados pela baixa umidade do ar.

Na Região Centro-Oeste, a umidade relativa chegou ao limite crítico de 9% no último fim de semana. A Organização Mundial da Saúde recomenda que esse índice esteja próximo dos 60%.

Hoje, no Brasil, segundo a Defesa Civil, 149 municípios estão em situação de emergência para a seca: 133 em Minas Gerais, cinco em Sergipe, quatro no Rio Grande do Norte, quatro no Piauí e três no Ceará.

Já em relação aos incêndios florestais, 22 cidades estão em situação de emergência, sendo 14 em Mato Grosso do Sul e outras oito em Goiás.

A baixa umidade pode trazer riscos à saúde como o ressecamento da boca, nariz e pele, além de mal-estar, que pode levar ao desmaio, sangramento nasal e doenças respiratórias. Então fique atento às recomendações da Defesa Civil Nacional na seca: Beber bastante água, mesmo se estiver sem sede
Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h
Evitar banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele
Usar umidificadores de ar, bacias de água ou toalhas e panos úmidos estendidos próximos à cama
Não queimar lixo e evitar fogueiras.

A Defesa Civil Nacional orienta ainda os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS, com o CEP do local onde mora, para o número 40199. Em caso de desastre, a população receberá um aviso.


Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.