Dia do padre 04 de agosto, nossa homenagem

Dia do padre 04 de agosto, nossa homenagem
Redes Sociais

Segundo dados de 2018 do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), existem 27,3 mil padres no país.

dia do Padre é celebrado anualmente no dia 04 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney. Essa data é comemorada desde 1929, quando o Papa Pio XI proclamou João Maria Batista Vianney como Padroeiro dos Párocos e dos Sacerdotes: “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.

Qual é a missão de um padre?

O padre é um dos membros do clero da Igreja Católica, um homem que recebeu a ordem de sacerdote para cumprir a sua missão de entender a alma humana, ensinar a palavra de Deus, ouvir confissões e instruir o perdão dos pecados, ministrar o batismo e o matrimônio, celebrar missa e eucaristia, abençoar os fiéis, etc. A origem da palavra padre vem do latim, “pater”, que significa pai.

Como se tornar um padre?

Muitos afirmam que ser padre é uma vocação, já que consiste numa escolha séria que deve ser levada por toda à vida e que requer espiritualidade, fé, paciência e muito estudo.

De acordo com a Igreja Católica, os requisitos mínimos para um fiel se tornar padre:

  • Ser do sexo masculino;
  • Ter pelo menos 25 anos;
  • Ser solteiro e assim desejar permanecer por toda a vida;
  • Ter cursado Filosofia e Teologia;
  • Após a formação superior, passar pela experiência pastoral;
  • Após a missão pastoral, passar pela ordenação diaconal.

Os padres recebem salário?

Talvez muitos não saibam, mas um padre é reconhecido como profissão pelo Ministério do Trabalho e recebe sim um salário. Chamado de “côngrua”, é uma espécie de auxílio de custo mensal para pagamento de despesas pessoais, como lazer. Já as contas básicas da casa, comida e convênio médico, é a paróquia que arca com os custos.

O valor varia de acordo com a diocese em que o padre participa e o tempo de atuação, mas o piso salarial está na média de R$2.983,98.

É possível o padre deixar de ser padre?

Um padre pode ser dispensado de exercer o ministério sacerdotal caso cometa atos gravíssimos, como escândalos sexuais, ou por decisão própria.

Caso o padre tome consciência de que essa não é a sua real vocação e opte pela segunda opção, o padre pode solicitar a “redução ao estado laical”. Após a análise minuciosa, a Igreja concede a suspensão das obrigações de sacerdócio.

Entretanto, a título de curiosidade, apesar da dispensa, a Igreja Católica não considera o termo “ex-padre”, pois uma vez ordenado, o sacerdócio será para toda a vida. A pessoa deixa apenas de cumprir com a sua missão.

Conclusão

Dia do Padre foi instituído no dia 04 de agosto, como forma de homenagear João Maria Batista Vianney, o padroeiro de todos os padres e sacerdotes.

Essa é uma das profissões mais antigas e respeitadas pelo mundo, pois se trata de um mediador entre Deus e os fiéis.

Se você conhece algum padre, que tal homenageá-lo neste dia tão importante? Compartilhe esse conteúdo com ele!

Nossa homenagem aos padres.

Foto: Aristeia Dantas


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *