Diagnóstico de câncer poderá ser mais fácil com uso de “bafômetro”

Diagnóstico de câncer poderá ser mais fácil com uso de “bafômetro”
Redes Sociais

O Hospital AC Camargo, referência no Brasil no tratamento de câncer, faz parte de um estudo que testa a efetividade de um aparelho criado em Israel e que está sendo testado no mundo.

A princípio, o foco é a detecção de tumores no estômago. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a doença é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres. Na maioria dos casos a descoberta da doença não é precoce.

“O câncer do estômago é uma doença silenciosa, não tem sintomas muito específicos. A pessoa começa a sentir algum desconforto na região abdominal, no estômago e demora um tempo até ser encaminhado para um exame endoscópico”, explica Emmanuel Dias-Neto, biólogo molecular do Centro Internacional de Pesquisas do A.C. Camargo Cancer Center.

O processo é longo e exige um custo alto, uma vez que são necessários profissionais especializados, desde o endoscopista até um patologista oncológico. A maioria das pessoas que passam por uma endoscopia tem problemas leves e os pesquisadores propõem o uso do aparelho para facilitar um diagnóstico e diminuir o custo da saúde, principalmente no SUS (Sistema Único de Saúde).

R7


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.