EDP Renováveis e Vestas lançam ‘Keep it Local’ para fomentar a capacitação e emprego nos jovens do Rio Grande do Norte

Redes Sociais


A EDP Renováveis (Euronext: EDPR), quarta maior produtora mundial de energias renováveis, e a Vestas,  líder na fabricação, venda, instalação e manutenção de turbinas onshore e offshore em todo o mundo, lançam  ‘Keep it Local’, programa cuja missão é impulsionar a empregabilidade de moradores que vivem em zonas rurais. Ministrado pelo SENAI do Rio Grande do Norte, o programa será voltado à qualificação de estudantes em cursos de energia eólica. O foco será o município de Caiçara do Rio do Vento.

‘Keep it Local’, que em tradução literal significa “Manter local”, destina-se aos moradores que vivem em zonas com baixa densidade populacional e baixos níveis de emprego, com o objetivo de aproveitar o desenvolvimento de projetos renováveis em zonas rurais para aumentar a empregabilidade.

O programa permite que após a qualificação, estes moradores possam optar por um local de trabalho próximo dos seus locais de origem, e ao mesmo tempo, posicioná-los dinamizadores da economia local.

Oferecida de forma gratuita à população, a capacitação será com um curso de manutenção e operação de parques eólicos. Promovido no estado do Rio Grande do Norte, no município potiguar de Caiçara do Rio do Vento, as aulas serão ministradas a partir de 04/10 pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN para 25 residentes da região que possui inúmeros projetos eólicos em desenvolvimento, construção e operação.

Duarte Bello, COO da EDP Renováveis na Europa e América Latina comentou “Somos uma empresa comprometida com a sustentabilidade e o nosso objetivo é promover o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades em que estamos presentes”. E acrescenta: “Estamos muito satisfeitos com os resultados da primeira edição do ‘Keep it local’ (em Espanha) já que 30% dos participantes encontraram emprego no setor, incluindo na EDP Renováveis. Por isso, neste ano, decidimos continuar apoiando os moradores das comunidades próximas aos nossos parques no Rio Grande do Norte, que querem trabalhar nessa indústria do futuro, que é a energia renovável.”

Eduardo Ricotta, presidente da Vestas para a América Latina, comenta que “Nosso compromisso é incluir a sustentabilidade em tudo o que fazemos. E isso inclui nossa ambição de nos tornarmos a empresa mais segura, inclusiva e socialmente responsável do setor de energia. Ao estender o projeto ‘Keep it local’ para o Brasil, buscamos contribuir para que jovens locais possam desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para ingressar no setor eólico e serem agentes de mudança para um futuro mais sustentável para nosso planeta”.


Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.