Em dois meses, agricultores forneceram mais de 100 toneladas de alimentos ao PAA

Em dois meses, agricultores forneceram mais de 100 toneladas de alimentos ao PAA
Redes Sociais


O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Compra Direta com Doação Simultânea completou dois meses de execução, com a participação de 42 municípios do Rio Grande do Norte. A ação é executada pelo Governo do Estado, por meio da Emater-RN, vinculada à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), desenvolvida em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Cidadania. Os produtos da agricultura familiar são adquiridos e doados a pessoas em vulnerabilidade social e insegurança alimentar, assistidas por instituições sociais como hospitais, creches e asilos.

Segundo a coordenação estadual do PAA – Compra Direta, foram envolvidos na ação 251 agricultores familiares, que forneceram 109.183,58 quilos – o equivalente a 10 caminhões de alimentos -, de 42 variedades diferentes, como frutas, hortaliças, leguminosas, ovos, derivados do leite, biscoitos, doces e bolos.

Nesses dois meses, foram beneficiadas 95 entidades socioassistenciais com os gêneros alimentícios, entregues através de cestas em virtude da pandemia da Covid-19, prioritariamente nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e nas escolas estaduais presentes nos municípios.

As aquisições representaram, nesse período, um investimento de R$ 465.804,99. Até o final deste ano, já estão garantidos para o PAA no Rio Grande do Norte R$ 3 milhões, provenientes do Ministério da Cidadania. A meta é contemplar mais de mil agricultores familiares com esses recursos, a partir da compra de 604 mil quilos de alimentos projetados para este ano.

O PAA Compra Direta também tem o apoio das prefeituras municipais e beneficiará com os alimentos, em 2020, 215 mil pessoas. O beneficiário fornecedor (agricultor familiar) recebe o seu o pagamento diretamente do Governo Federal, através de conta no Banco do Brasil, de acordo com o total fornecido, com a comprovação da entrega dos alimentos, na quantidade e qualidade previstas.


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *