Encontro Virtual vai apresentar a política estadual de economia solidária aos municípios do RN

Encontro Virtual vai apresentar a política estadual de economia solidária aos municípios do RN
Redes Sociais

A identificação de potencialidades locais, apresentação da Rede Nacional de Gestores, e da proposta do curso de formação em economia solidaria para gestores públicos estão na pauta do “Encontro Virtual de Apresentação da Política Estadual e Sensibilização para a Municipalização da Economia Solidária”  promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social Sethas).

No Encontro, dia 1º de junho às 14h, o objetivo do Governo é sensibilizar  gestores(as) para a inclusão das ações de economia solidária no PPA (Plano Plurianual) 2022-2025 dos municípios, como também sua inclusão na política municipal orientada ao marco legal.

No Rio Grande do Norte, mais de 100 empreendimentos de economia solidária são apoiados por ações do Governo do Estado, através dos projetos Governo Cidadão e Economia Solidária RN, pontua a titular da Sethas, Iris Oliveira. Esse total representa mil famílias, rurais e urbanas, apoiadas por projetos do Governo em 53 municípios.

O Governo do Estado, por meio Projeto Governo Cidadão, empréstimo do Banco Mundial, investiu na construção e equipagem de unidades de beneficiamento de frutas, pescados e outros gêneros alimentícios, cozinhas comunitárias, galpões de reciclagem, minifábricas têxteis e de artesanato, e em unidades de comercialização da agricultura familiar.

Por determinação da governadora Fátima Bezerra, em razão da pandemia do novo coronavírus, a Sethas criou várias ações para os empreendimentos de economia solidária do Estado em 2020 como a produção de 150 mil máscaras de tecidos que foram confeccionadas pela Rede Solidária de Empreendimentos Autogestionários de Economia Solidária envolvendo 58 coletivos de costura. Esse projeto foi viabilizado pela Subcoordenadoria de Economia Solidária da Sethas nos dez territórios da cidadania do RN através do Programa RN+ Protegido.

Para isso, explica a coordenadora de Economia Solidária da Sethas, Lidiane Freire, foi fundamental o Plano Estadual de Economia Solidária lançado em setembro de 2020 pela governadora Fátima Bezerra. “O Plano instrumentaliza, orienta as prioridades, e a confecção voluntária das máscaras de pano possibilitou a articulação e organização do segmento de costura em rede, ação prevista da política estadual”.

De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações (SIES) e do Cadastro Nacional de Empreendimentos de Economia Solidária (Cadsol), o RN tem 1.518 empreendimentos de economia solidária (EES) mapeados, envolvendo 57.344 trabalhadoras e trabalhadores, o que demanda atualização e estruturação de ações locais de apoio e fomento às organizações coletivas de trabalho e geração de renda.

PROGRAMAÇÃO:

Encontro virtual pela Municipalização da Economia Solidária no RN

Data: 01/06/2021 (terça feira)

Hora: 14h-16

Plataforma Zoom: Link disponibilizado pós confirmação de inscrição

Inscreva seu município e receba orientações através do telefone: 84 98103-0705 (Whatsapp), 84 3190-0720 e ou por e-mail ecosolrn.sethas@gmail.com

Pauta:

– Apresentação da Política Estadual de Economia Solidária.

– Identificação de potencialidades locais.

– Sensibilização para inclusão de ações no PPA 2022-2025, bem como para instituição da politica no município (orientação ao marco legal).

– Apresentação da Rede Nacional de Gestores, e da proposta do curso de formação em economia solidaria para gestores públicos municipais.

Políticas Públicas afins: Cultura, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Agricultura Familiar e Pesca


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *