Enem começa neste domingo para 129 mil potiguares inscritos, haverá transporte para os cerrocoraense

Enem começa neste domingo para 129 mil potiguares inscritos, haverá transporte para os cerrocoraense
Redes Sociais


Uma prova completamente atípica aguarda os 5,7 milhões de candidatos que vão prestar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) este ano no Brasil. Relativa ainda à edição de 2020, a prova vai acontecer nos dias 17 e 24 de janeiro, após já ter sido adiada por conta da pandemia da Covid-19.

Ao Agora RN, o secretário de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques Ferreira, adiantou que não pretendia solicitar o adiamento da prova no estado. Portanto, a primeira parte do Exame será aplicada amanhã. Ao todo, 129.101 potiguares estão inscritos no Exame.

Os estudantes serão divididos entre 221 locais de prova em 40 municípios. Em um quadro de insegurança que se agravou com o aumento de casos confirmados da Covid-19, houve pressão popular e até mesmo um pedido na justiça feito pelo Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União para que a data da prova fosse novamente adiada, por conta dos riscos que a realização do exame em plena segunda onda de contaminação oferece. No entanto, o pedido de adiamento foi negado pela justiça.

Neemias Santos, de 40 anos, vai prestar o Enem para tentar ingressar no curso de direito. Na opinião dele, a prova não deve ser postergada. “Vejo que nas eleições houve aglomeração, as casas noturnas estão tendo aglomeração, porém somente as aulas estão sendo adiadas por causa da pandemia. Então acredito que não o Enem não deveria ser mais adiado, já existem os meios necessários para a prevenção”, afirmou o candidato. Já o estudante Artur Gabriel, 17, vai fazer a prova para cursar economia.

Ele diz que se sente inseguro, e que o exame deveria ser adiado, mas acredita não ser mais possível agora. “Estou um pouco nervoso, não sei se o MEC conseguirá pôr em prática todas as medidas necessárias para a segurança”, explicou. Artur cursou o último ano do ensino médio de forma remota. “Para muitos estudantes as aulas online foram muito difíceis. No meu caso em específico não foi tanto, porque eu já tinha o costume de usar a internet como ferramenta de ensino”, relatou.

No dia da prova, a única caneta aceita para preencher o cartão-resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo será permitido permanecer sobre a mesa dos inscritos. É importante lembrar que é obrigatório apresentar via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de aplicação.

O documento contém número de inscrição, data, hora e local do exame e registra que o inscrito deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. O documento está disponível online na Página do Participante.

A reportagem conversou com a neuropsicóloga Glauciane Santana e elencou algumas dicas. Confira:

ANTES DA PROVA

1-Evite virar a noite estudando, procure dormir, pelo menos, de 7 a 8 horas por noite. O sono é regenerador, tanto para consolidar aprendizado, como para resgatar memórias.

2- Evite os alimentos que possam causar ansiedade, como café, refrigerantes, energéticos, e comidas de difícil digestão.

3- Nesse período de isolamento social, caminhadas ou passeios de bicicleta de 30 min a 1h trazem enormes benefícios, melhoram o sono, a digestão, e diminuem a ansiedade.

4- Não altere muito a rotina. Revisões de última podem agir de duas formas: tranquilizar ou te deixar mais inseguro e interferir no seu desempenho. Avalie se realmente será positivo para você.

5- Não se deixe impressionar pelos resultados individuais compartilhados por seus colegas. Preocupar-se ou comparar seu desempenho em simulados ou no primeiro dia de prova pode interferir no seu rendimento. Foque nos seus resultados.

Para o dia da prova

1-Será obrigatório o uso de máscara. O participante poderá levar mais de uma máscara para trocar ao longo da prova, e retirá-la somente para beber água e comer o lanche.

2- O participante deverá higienizar as mãos com álcool em gel na entrada da sala de provas, e lavar com água e sabão antes e depois de ir ao banheiro.

3- As salas de provas serão higienizadas e vão comportar menos participantes, em razão do distanciamento necessário entre as carteiras. As portas e janelas devem ficar abertas para manter a ventilação natural do ambiente, e o ar-condicionado desligado.

4- Pessoas do grupo de risco vão fazer a prova em salas especiais.

5- Os participantes contaminados ou com sintomas de Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer no dia da prova. Para solicitar a reaplicação, o candidato deve inserir um documento que comprove a doença na Página do Participante, que conste o nome completo da pessoa, o diagnóstico e a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Agorarn


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *