“Estamos em um momento de estabilidade”, diz coordenador do Laís/UFRN

“Estamos em um momento de estabilidade”, diz coordenador do Laís/UFRN
Redes Sociais

O professor Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN) afirma que os atuais números da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte mostram que o Estado passa por um “momento de estabilidade”. Segundo ele, o quadro poderá ser confirmado no final do mês, com a confirmação da redução gradual sustentada do número de novos casos e da taxa de transmissibilidade. As informações são da Tribuna do Norte.

“Hoje estamos em um momento de estabilidade. A taxa de transmissibilidade subiu até o dia 5 de janeiro e depois tornou a descer. Desde o dia 2 de dezembro o RN, o número de novos casos vinha reduzindo gradualmente, registrou leve aumento, e depois voltou a descer”, afirmou Valentim à Tribuna, reforçando que ainda é preciso aguardar o final do mês para confirmar o quadro.

Índices como a atual taxa de transmissibilidade (abaixo de 1) e média de novos casos, ambos apresentando redução no comparativo com períodos anteriores, corroboram para o apontamento do possível quadro de estabilidade. Ambos indicativos apresentaram um ligeiro crescimento entre o final de dezembro e a primeira semana de janeiro, mas voltaram a cair em seguida.

O período que foi registrado um ligeiro crescimento dos novos casos e da taxa de transmissibilidade coincide com o período de festas de fim de ano. No entanto, o coordenador do Lais/UFRN afirma que é preciso de mais tempo para consolidar esse panorama aos efeitos dos festejos. “Precisamos de mais alguns dias para consolidar a análise (dos números) em relação aos efeitos do réveillon, do ano novo e festas que temos visto”, afirma.

Com informações da Tribuna do Norte – GP


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *