Galerias comerciais e shoppings sem ar condicionado poderão funcionar a partir de amanhã

0
163

Os comerciantes com empreendimentos instalados em Natal retomam as atividades nesta terça-feira (21), na Fração 2 da Fase 2 de retomada econômica na capital. A reabertura se dará com horário reduzido de funcionamento. A Prefeitura do Natal publicou, na sexta-feira (17), um decreto com regras a serem cumpridas pelos centros comerciais e galerias com ventilação natural, sem ar condicionado, contemplados nessa nova fase. Os shoppings com sistema de ar condicionado não poderão funcionar, mesmo que com os equipamentos desligados.

Créditos: DivulgaçãoShopping Cidade Jardim, na zona Sul de Natal, opera sem o uso de ar condicionado central e confirmou reabertura para o dia 21Shopping Cidade Jardim, na zona Sul de Natal, opera sem o uso de ar condicionado central e confirmou reabertura para o dia 21

Pelo decreto publicado nesta sexta-feira, os supermercados, hipermercados e atacarejos poderão funcionar das 7h às 22h, todos os dias da semana. Já o comércio “de porta para a rua” poderá funcionar das 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 9h às 13h aos sábados. As academias, centros de crossfit, estúdios de musculação e pilates e afins poderão funcionar das 6h às 22h, de segunda-feira a sábado.

As galerias comerciais e os centros comerciais, com abertura prevista 21 de julho, poderão funcionar também das 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 9h às 13h aos sábados. Os shopping centers sem sistema de ar-condicionado, poderão funcionar das 12h às 20h, todos os dias da semana. Permanece proibida a abertura dos shopping centers com sistema de ventilação por ar condicionado, ainda que desligado.

Os restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes e food parks de até 300 metros quadrados poderão funcionar das 11h às 23h, todos dias da semana, para as vendas de salão, com atendimento presencial ao consumidor. Os comércios e serviços de alimentação poderão atender os clientes fora do horário estipulado, exclusivamente para o serviço de entrega domiciliar, sem que haja limitação de horário.

Cuidados

No decreto publicado pelo Executivo, caberá à administração do comércio ou serviço limitar a permanência simultânea de consumidores, ficando com o limite de um cliente para cada 5 metros quadrados da área local. Além disso, também fica proibido o acesso ou permanência de pessoas sem a utilização de máscara.

Pelo decreto, que segue o protocolo de retomada econômica sugerido pelo setor produtivo, também é obrigada a disponibilização de álcool a 70% para os clientes já na porta de entrada, assim como também é necessário que os proprietários garantam o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, inclusive com afixação de indicativos visuais, no chão, para filas. Também é necessária a recomendação de que pessoas com mais de 60 anos, hipertensos, diabéticos e gestantes se abstenham de ingressar no local.

Reabertura confirmada

Seguindo o cronograma da retomada das atividades comerciais propostas pelas autoridades, o Shopping Cidade Jardim confirmou sua reabertura para a terça-feira (21), com todas as ações do protocolo de segurança garantidas, e funcionando em horário diferenciado, das 12h às 20h.

A administração do shopping esclareceu que além de ser um dos poucos em Natal que funcionam como espaço aberto – e, assim, com maior circulação de ar – tomou todas as medidas necessárias para preservar a saúde de todos. Desde que a Associação Brasileira dos Shopping Centers emitiu um Protocolo de Retomada, aprovado pelo Hospital Sírio Libanês, o Cidade Jardim se adequou.

Amélia Dutra, gerente de marketing, reforçou o compromisso do shopping com o bem-estar de todos. “Temos os recursos necessários para executar e fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e faremos isso. Pedimos que cada cliente também se cuide, e assim poderemos, aos poucos, retornar às nossas rotinas, com responsabilidade, consciência e, principalmente, saúde”, declarou.

Tribuna do Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui