Governadores do Nordeste anunciam compra de 37 milhões de doses da Sputnik V

Governadores do Nordeste anunciam compra de 37 milhões de doses da Sputnik V
Redes Sociais


O governador do Piauí, Wellington Dias, que comanda o Fórum de Governadores do Nordeste, anunciou em vídeo que o grupo celebrou nesta quarta-feira o contrato para adquirir 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, da Rússia. Cada estado do fórum assina o acordo para viabilizar o negócio.

A dose sairá a US$ 9,95, cerca de R$ 56. O cronograma de entrega, segundo os termos da negociação informada pelo Fórum de Governadores, começa em abril, com 2 milhões de doses. Depois mais 5 milhões em maio, 10 milhões em junho e 20 milhões em julho.

Há a possibilidade de o montante de 5 milhões ser antecipado para maio, de acordo com o consórcio. Um termo de parceria com o Ministério da Saúde deve ser celebrado ainda hoje para encaminhar os imunizantes ao Programa Nacional de Imunização, de forma a ser distribuída a todos os estados, de forma proporcional à população, segundo Dias. “Equipes tanto do Nordeste como também do Ministério da Saúde estão trabalhando com um termo pela decisão que tomamos de colocar essas 37 milhões de does com entrega já a partir de abril até julho, à disposição na regra do Programa Nacional de Imunização. Vacina para o Piauí, mas vacina também para todo o Brasil”, disse o governador, no vídeo.

O acordo dos governadores para a compra das vacinas foi celebrado com o Fundo Soberano Russo. A Sputnik V ainda não tem registro de uso no Brasil — nem mesmo emergencial. A expectativa é que em breve a farmacêutica representante do laboratório russo no Brasil, União Química, providencie a documentação completa para apresentar à Anvisa sobre os estudos já feitos com o imunizante. Na terça 16, Dias já havia cobrado o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre como alinhar os termos da negociação do Ministério da Saúde com os estados para pagamento das 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, adquirida pelas unidades da federação junto ao Fundo Russo.

Esse pagamento deve ficar a cargo da União, já que as vacinas serão incorporadas ao Programa Nacional de Imunização. “Uma das urgências é a regulamentação da lei que facultou compra de vacinas por estados e municípios”, relatou o governador do Piauí ao Globo nesta terça-feira, citando as pautas prioritárias sobre as quais conversou com o novo ministro. As negociações dos governadores para a compra do imunizante russo começaram ainda em agosto do ano passado. Naquela época, havia discussão sobre se governos estaduais e municipais poderiam comprar a vacina de forma independente — o que foi ratificado por decisão do Supremo Tribunal Federal e, mais recentemente, disciplinado em lei aprovada no Congresso Nacional.

O montante inicial negociado era de 50 milhões de doses. Os governadores do Nordeste já defendiam desde o início que as vacinas fossem incorporadas ao programa do Ministério da Saúde para serem distribuídas a todos os estados, de forma proporcional ao tamanho da população. A ideia é que esse modelo seja replicado em compras eventualmente fechadas por outros estados e por municípios.

Agora RN


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *