Governo assina convênio de RS 1,1 milhão para beneficiar agricultura familiar do RN

0
166

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater), irá assinar convênio no valor de RS 1,1 milhão com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o beneficiamento da agricultura familiar do RN. A solenidade virtual e simbólica será realizada nesta sexta- feira (26), às 10h30, e será transmitida pelo canal do Youtube do Governo do Estado (Governo do RN).
O convênio é oriundo de emendas parlamentares de autoria do Senador Jean Paul Prates (PT/RN). No tocante à Sedraf, a emenda será no valor de RS 751 mil, e tem como objetivo adquirir quatro caminhões de pequeno porte, oito medidores de umidade e uma embaladora a vácuo. A ação irá beneficiar diretamente cerca de 550 famílias de agricultores e agricultoras familiares de cooperativas dos Territórios do Potengi, Açu – Mossoró, Seridó e Terras Potiguaras.
“A aquisição dos equipamentos citados facilitará a comercialização da produção oriunda da agricultura familiar, priorizando o escoamento da produção vinculada ao Pecafes – Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar. Hoje, a comercialização é um dos gargalos que impede a autonomia financeira dos agricultores familiares, principalmente para o mercado privado”, disse o titular da Sedraf, Alexandre Lima.
Para a Emater está sendo destinada emenda no valor de R$ 355 mil. O montante será para a compra de equipamentos para silagem, com o objetivo de promover o desenvolvimento da pecuária dos pequenos e médios produtores do estado vinculados ao Programa Estadual de Forragem, lançado pelo Governo do RN em 2019. A emenda parlamentar será direcionada para os escritórios regionais da Emater dos municípios de Caicó, Currais Novos, Mossoró, São Paulo do Potengi, Santa Cruz e João Câmara e irá atender cerca de 300 famílias da agricultura familiar.
*Assessora de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui