Governo do RN esclarece por meio e nota sobre o recebimento de doses das vacinas contra a Covid-19

0
279

NOTA

A Secretaria de Estado de Saúde Pública esclarece que até o momento o Rio Grande do Norte recebeu 128.540 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 97.040 do Instituto Butantan (CoronaVac) e 31.500 da Oxford (AstraZeneca).

Para a imunização da doença, cada pessoa/cidadão precisa receber duas doses da vacina. A Sesap fez a distribuição da primeira dose da CoronaVac e a segunda dose será distribuída no tempo certo proposto pelo fabricante, cumprindo o prazo de 28 dias. Já a vacina de Oxford (AstraZeneca), devido ao espaçamento maior de 12 semanas entre a primeira e a segunda dose, todas as doses foram distribuídas de uma única vez.

A Sesap ressalta que de todas as doses recebidas, existe a reserva técnica de 5%, valor estabelecido dentro da norma técnica tanto federal, conforme pode ser consultado no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, como no Plano Estadual. A reserva serve para casos de quebra de frascos no transporte ou qualquer outro dano que possa ocorrer com a vacina, o que assegura para o cidadão a reserva para a segunda dose.

A Sesap destaca que mesmo sendo considerada essa reserva, a perda pode não ocorrer, o que permitirá ampliar a distribuição das doses para mais pessoas que estão previstas como prioridade nessa primeira etapa.

Por fim, a Sesap ressalta ainda que é responsabilidade dos municípios a aplicação das doses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui