Governo do RN inicia formação de 150 novos bombeiros militares

Governo do RN inicia formação de 150 novos bombeiros militares
Redes Sociais

O Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) iniciou nessa terça-feira, 17, o curso de formação de 150 novos bombeiros. A aula inaugural do Curso de Formação de Praças 2021 (CFP/BM) aconteceu no Centro de Convenções com presença da governadora professora Fátima Bezerra.

“Há nove anos o Corpo de Bombeiros não incorporava pessoal. Ao assumirmos a gestão em 2019 adotamos como uma das prioridades a segurança pública. Hoje estamos iniciando a formação de 150 alunos-soldado e no próximo ano vamos formar mais 150”, afirmou a governadora.

Além desta turma, o CBM tem 20 alunos-oficiais em treinamento nos estados da Paraíba e Minas Gerais.

“É emocionante estar aqui na condição de governadora neste momento emblemático na vida de vocês. Sei que não foi fácil chegar até aqui. O Corpo de Bombeiros é uma instituição estratégica e muito querida pela sociedade. Integra o sistema de segurança do Estado e tem o importante papel de proteger as pessoas e promover mais segurança e paz ao RN. Zelem pelo CBM”, disse a chefe do Executivo.

A turma é composta por 134 homens e 16 mulheres, que se submeteram a concurso público realizado em 2017, que durante 10 meses terão 1.900 horas-aula de treinamento e capacitação. Eles terão aulas de combate a incêndio, salvamento terrestre, aquático, veicular, em altura, busca, resgate e salvamento, atendimento pré-hospitalar, sistema de combate a incêndio e pânico, legislação, treinamento físico militar, defesa civil.

Comandante do CBM, coronel Luiz Monteiro, reforçou as palavras da Governadora: vocês são os futuros soldados do fogo. São 150 guerreiros e guerreiras que serão formados para proteger a vida e o meio ambiente. Serão forjados pelo treinamento e pela doutrina bombeirista para defender a sociedade norte-rio-grandense. Esta é a nossa razão de existir. Esta é a maior turma de praças na história do CBM RN que existe há 104 anos”.

Luiz Monteiro agradeceu à administração estadual pelo articulação multi-institucional, incluindo as secretarias de Segurança Pública, de Infraestrutura – pela reforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento, secretaria de Planejamento, de Administração, Administração Penitenciária, comandos da PM, da Polícia Civil, ao Itep, à comissão de candidatos, ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas do Estado e à decisão da Governadora de chancelar a convocação dos 332 concursados. “Os novos militares vão permitir a interiorização dos serviços e dar mais agilidade aos atendimentos, o que pode ser o diferencial entre a vida e a morte. O CBM hoje tem unidades em seis municípios potiguares. Seremos eternamente gratos à professora Fátima Bezerra, que é a verdadeira governadora da segurança pública. Peço as bênçãos de Deus a todos”, declarou o comandante para em seguida fazer a entrega da medalha de honra ao mérito José Osias à Governadora e ao vice-governador Antenor Roberto.


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *