HÁ 100 ANOS O POVOADO CARAÚBAS PASSOU A SE CHAMAR CERRO CORÁ

0
349
“Desde que Barro Vermelho recebera o nome de Caraúbas, tornando-se cada vez mais conhecido, e sobretudo no transcurso da primeira para a segunda década do século XX, surgiram contratempos e dificuldades na hora de identificar a Caraúbas do Seridó, onde hoje estamos, e a Caraúbas da região do Apodi. Com frequência, correspondências iam trocadas de uma à outra localidade. Assim, surgiu a necessidade de se pôr termo nessa questão.
Em 1921, era Intendente o Sr. João Alfredo de Albuquerque Pires Galvão. Esta era sua segunda gestão administrativa à frente dos destinos de Currais Novos, município ao qual pertencia Caraúbas. Foi nessa ocasião em que se deu a última mudança de nome do povoado.
A ideia do nome definido foi dada por José Pancrácio Madruga, genro de Thomaz Pereira e tido como “rapaz de boa leitura”. Movido por sentimentos patrióticos ele sugeriu a mudança do nome para CERRO CORÁ, em alusão ao instante final da Guerra do Paraguai (1864 – 1870). Esse nome, que quer dizer “serrote do curral”, recordava o lugar onde foram derrotadas as tropas do ditador Francisco Solano López – também morto em 1° de março de 1870 – na última tentativa de resistirem aos brasileiros.
Acolhida a ideia o então Intendente de Currais Novos, João Alfredo de Albuquerque Pires Galvão, baixou a Lei n° 59 de 27 de janeiro de 1921, efetivando a mudança do nome do povoado de Caraúbas para Cerro Corá. O documento traz a seguinte resolução, segundo um original existente no Arquivo Municipal da Prefeitura de Currais Novos: “A Interdência Municipal de Currais Novos, atendendo as reclamações do povo deste Município, resolve mudar o nome da Povoação de Caraúbas do mesmo Município, para Cerro-Corá. *Revogam-se as disposições em contrário. *Paço do Governo Municipal de Currais Novos 1° de março de 1921. [a] João Alfredo Pires Galvão [a] Antônio Bezerra de Araújo.”
A partir de então Caraúbas passaria a ser CERRO CORÁ.
Daí até à sua emancipação política transcorreriam mais trinta e dois anos. Mas a mudança do nome agradou a todos. Houve quem continuasse chamando a nova Cerro Corá de “Caraúbas” até morrer… Exemplo clássico disto foi o Sr. Benedito Gomes de Melo, Seu Dito, irmão do Major Lula Gomes e do Cel. Manoel Salustino Gomes de Macêdo. Seu Dito morreu em 1952, com 84 anos, dizendo rancoroso: “Caraúbas”.”
Texto: Antônio Fabiano da Silva Santos (Frei Fabiano de Santa Maria do Monte Carmelo)
Fonte: Livro Sinopse da História de Cerro Corá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui