IBGE lança Guia do Censo 2022 para jornalistas

IBGE lança Guia do Censo 2022 para jornalistas
Redes Sociais

O IBGE divulgou o Guia do Censo 2022 para jornalistas, com o objetivo de ajudar os profissionais de mídia na cobertura da operação censitária, e minimizar a ocorrência de erros e informações incompletas. Cobrindo os principais temas do recenseamento, em textos curtos e linguagem objetiva, a publicação poderá inspirar pautas e enfoques de matérias sobre o censo. O guia servirá, também, como fonte de consulta permanente para diversos públicos como autoridades, pesquisadores, estudantes e parceiros do IBGE.

Produzido pela equipe da Coordenação de Comunicação Social e revisado pelos especialistas do Censo, o e-book foi dividido em nove capítulos temáticos:

– Panorama do Censo Demográfico 2022
– 150 anos de censos no Brasil
– Projeto tecnológico
– Base territorial
– Povos e comunidades tradicionais
– Recursos Humanos e treinamentos
– Relações institucionais e Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repacs)
– Questionários
– Padrão IBGE de qualidade

O Guia foi concebido com alguns recursos multimídia, ou seja, além dos textos, traz fotos, mapas, infográficos, vídeos, áudios e hiperlinks para conteúdos do Portal IBGE, Portal do Censo e Agência IBGE Notícias. O projeto gráfico foi elaborado com elementos da identidade visual do Censo 2022 como marca e personagens.

“A ideia do e-book é conduzir, guiar e mostrar o caminho para o leitor compreender de uma forma leve e interativa como funciona uma operação tão complexa como o Censo”, afirmou a editora de conteúdo da Agência IBGE Notícias, Adriana Gonçalves Saraiva.


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.