IFRN abre inscrições para evento estadual de empreendedorismo e inovação

IFRN abre inscrições para evento estadual de empreendedorismo e inovação
Redes Sociais

No dia 8 de junho de 2022, a região metropolitana de Natal vai receber a 2° edição do “Inventano”, evento organizado pelo Campus São Gonçalo do Amarante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) através do Núcleo de Inovação Tecnológica da instituição. A proposta do evento é prospectar ideias inovadoras, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento de estudantes e da sociedade em geral. O “Inventano” 2022 é coordenado pela Trevo, incubadora tecnológica da unidade do IFRN em São Gonçalo do Amarante.

Com público-alvo voltado a empreendedores e idealizadores de startups, o evento é aberto à comunidade externa e visa descobrir ou aprimorar ideias inovadoras, buscando o desenvolvimento tecnológico, pessoal e social. O “Inventano”, em sua 2° edição, traz a consolidação de um projeto com diversas modalidades de participação, cuja versão busca, sobretudo, ideias inovadoras com potencial empreendedor e de inovação em produtos, serviços e/ou processos. As inscrições, gratuitas, estão abertas.

Para Wesley Feu, integrante da organização geral do evento, “o Inventano 2022 será a janela para projetos em desenvolvimento, a rede que conectará a tecnologia ao empreendedorismo e o empurrãozinho necessário para tirar sua ideia do papel ou da prancheta e pôr em prática. Queremos propor um espaço acolhedor, estimulante, criativo e inspirador e que as pessoas participantes consigam sair conscientes que inovação e empreendedorismo caminham de mãos dadas”.

Programação

A programação – que prevê apresentação de vídeos, gincana com construção de protótipos e palestras (com temas como NFT, “blockchain” e patentes) – terá início no horário matutino, às 9h, com duração até as 16h. As atividades serão divididas entre o Auditório e o Lounge Criativo, espaço montado no hall de entrada do Campus São Gonçalo do Amarante, com o objetivo de promover a integração entre os participantes e proporcionar uma experiência com foco na criatividade e interatividade.

Palestras

A manhã do dia 8 será destinada à comunidade externa que empreende ou pretende empreender. Serão realizadas palestras sobre inovação, vendas e tecnologia. Os inscritos ainda poderão assistir à competição “Inventação 2022” e interagirem no Lounge Criativo. São 120 vagas, com inscrições até 3 de junho;

Já a tarde terá um enfoco tecnológico. O momento será destinado à comunidade acadêmica que busca conhecer as novidades em certificações digitais, segurança na rede e a relação desses temas com os registros de patentes, com mesma quantidade de vagas e prazo de inscrição da palestra da manhã. Os inscritos poderão, também, acompanhar de perto a edição da competição de projetos “Inovano 2022”.

Competições

Inventação 2022

Na gincana com amplitude social e ambiental, será avaliado o desempenho de cada participante por critérios como criatividade, inovação tecnológica, impacto social e aplicabilidade do protótipo de negócio. Como complemento à avaliação da banca, haverá a avaliação dos expectadores, no formato de investimento com a moeda própria da competição, o pitchcoin. A ação conta com premiação de kits Inventação. Com 30 vagas (10 equipes com três integrantes), as inscrições se encerram em 8 de junho.

Inovano 2022

A competição intitulada “Inovano” objetiva a prospecção de projetos inovadores na fase de ideação ou tração, apresentados em forma de pitch, para o público e para os avaliadores. A fase de ideação é voltada aos projetos participantes que estejam em fase de planejamento e construção ideológica da inovação. A Fase de tração, por sua vez, é destinada aos projetos inscritos que estejam, pelo menos, com o protótipo desenvolvido.

Com vagas ilimitadas, as ideias inscritas passarão por uma pré-avaliação, de acordo com os critérios estabelecidos em edital. Só participarão do pitch cinco equipes por categoria. As inscrições acabam em no dia 3 de junho, e a premiação é composta por um kit Inventano e apoio financeiro.

Oficinas

O evento terá ainda a realização da oficina Pitch. Conforme a organização do evento, “ela é muito mais do que uma apresentação de uma ideia: é a venda da ideia”. A oficina tem o objetivo de ensinar técnicas de como oferecer sua ideia e captar recursos a partir de uma apresentação sucinta e atrativa, com técnicas de improvisação e vendas.

Facilitadora: Carla Teixeira

Canvas: “Repensando meu negócio em busca de resultados extraordinários”

Facilitador: Rodrigo Pimentel

Acesse:

Inscrição – Inventano 2022

Inscrição – Inventação 2022

Inscrição – Inovano 2022

 

Atenciosamente,


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.