Inclusão produtiva e agricultura familiar concentraram discussões do terceiro dia da Missão do Banco Mundial no RN

0
180

Financeira e gestores e técnicos do Projeto a partir da Unidade de Gerenciamento do Governo Cidadão (UGP).

INCLUSÃO PRODUTIVA

Iniciativas ligadas às secretarias de Agricultura (SAPE), de Trabalho e Assistência Social (SETHAS) e do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF) foram analisadas, pontuando as já finalizadas e as pendências das que estão em finalização da execução da obra e/ou aquisição de aparelhos.

Estes subprojetos de inclusão produtiva abrangem ações como a implementação de mini confecções, a modernização dos sistemas de produção para o fortalecimento da fruticultura e da cajucultura e a construção e aquisição de equipamentos para cozinhas comunitárias e agroindústrias beneficiadoras de frutas, mel e leite.

“É importante discutir essas ações e identificar as dificuldades, uma vez que falamos de recursos de R$ 82 milhões – parte deles já bem aplicados e outra parte em fase de finalização – que estão promovendo o aquecimento da economia, a autogestão, a democracia, a solidariedade e cooperação e buscando um comércio mais justo”, disse o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, destacando que o fomento à inclusão produtiva de produtores rurais, em um trabalho integrado de todo o Governo, é uma das orientações da governadora Fátima Bezerra desde o início de sua gestão. Foram feitos apontamentos sobre a gestão de cooperativas e associações, sobre as capacitações dos subprojetos, como as queijeiras e demais unidades de beneficiamento, avaliando seus impactos.

O Governo Cidadão tem viabilizado também a participação de artesãos em exposições de Turismo e feiras de agricultura, como a do Centro Administrativo que foi reaberta, em dezembro passado, totalmente remodelada e reestruturada a partir do acordo de empréstimo. A ação foi realizada junto a Sethas, fortalecendo a Economia Solidária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui