Jovens iniciam capacitação para ter acesso a financiamentos do CredJovem no RN

Jovens iniciam capacitação para ter acesso a financiamentos do CredJovem no RN
Redes Sociais


Jovens de diferentes cidades do Rio Grande do Norte se reuniram através de videoconferência na manhã desta quinta-feira (13) para iniciar o processo de capacitação para serem atendidos pelo programa CredJovem, um programa para concessão de crédito consciente para jovens da zona urbana e zona rural do estado.

O programa é promovido em parceria entre a Agência de Fomento do RN (AGN-RN) e Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh). A capacitação realizada em três módulos de maneira virtual fica por conta do Sebrae-RN e envolve o passo a passo para gestão do negócio, empreendedorismo, formalização do empreendimento, dentre outras informações importantes para garantir o crescimento do negócio.

Ao final da etapa de capacitação, um certificado é emitido pelo Sebrae para ser anexado ao processo de análise e liberação do crédito. Para os jovens das áreas rurais, a capacitação será realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf). O Credjovem atende empreendimentos geridos por jovens entre 18 e 29 anos – formais ou informais, do campo ou urbanos, solidários ou convencionais – aliada à capacitação para utilização do recurso e sobrevivência na crise.

Para a diretora-presidente da AGN-RN, Márcia Maia, a capacitação dos jovens antes da concessão do crédito é um passo fundamental, especialmente pela companhia de parceiros como o Sebrae, Sedraf e a Semjidh.

“O crédito consciente é um catalisador para qualquer negócio e sabemos como a juventude, cheia de ideias e visões diferentes do mundo, podem implementar empreendimentos bem sucedidos. Por isso, buscamos empreender essa visão do governo Fátima e de nossa gestão à frente da AGN de oferecer uma ponte para que os jovens possam ser bem-sucedidos em seus sonhos e promover o desenvolvimento econômico e social do estado através de uma grande rede de negócios liderados pela juventude”, afirmou.

O subsecretário da Semjidh, Gabriel Medeiros, destacou a parceria com a Agência de Fomento e a oportunidade de emancipação e desenvolvimento promovida pelo CredJovem. “A iniciativa vai impulsionar a autonomia financeira da juventude a partir do incentivo a geração de renda. Além disso, alimenta a economia das comunidades onde vive essa juventude no meio de um período tão difícil como esse que estamos vivendo em razão da pandemia do COVID-19. É uma iniciativa que aposta na juventude e a vê como agente fundamental do desenvolvimento econômico do estado”, afirmou.

Condições

Para ter acesso ao crédito, além de já ter um empreendimento em curso, o jovem deve estar sem pendências com seu CPF ou CNPJ (se Microempreendedor Individual) e passar por cadastro e triagem a ser realizado pela SEMJIDH, bem como, participar de capacitação e acompanhamento da execução do plano de negócio.

Os jovens poderão obter financiamentos com valores que podem chegar até R$ 12 mil. A carência é de 90 dias para contratos assinados até o final do ano de 2020. O prazo para quitar o financiamento pode chegar até a 24 meses. O pagamento em dia das parcelas garante um bônus de adimplência, ou seja, juros subsidiados.

Para se inscrever ou mesmo tirar dúvidas, é preciso entrar em contato com a Subsecretaria da Juventude via e-mail (sejuv.semjidh@gmail.com) para preenchimento dos formulários e análise de viabilidade.


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *