Justiça Eleitoral abre inscrições para Mesário Voluntário

Redes Sociais


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte anunciou que o processo de inscrições para a participação como mesário voluntário nas eleições 2020, já foi iniciado. Todos os eleitores maiores de 18 anos podem se inscrever, desde que não tenham impedimento legal. Os interessados precisam ser qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente as atribuições no dia da eleição.
O mesário, é o cidadão que compõe as mesas receptoras, de votos e de justificativas, participando da fiscalização, no dia das eleições. É o mesário quem recebe os eleitores, coleta as assinaturas, ou impressões digitais e constata quais eleitores faltaram, podendo atuar ainda na logística da votação. O trabalho dos mesários permite que a votação seja conduzida com tranquilidade.
Todos os que trabalham como mesário voluntário, têm direito a dois dias de folga, seja no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado nas eleições. E para alunos de Instituições de Ensino Superior conveniadas, as horas trabalhadas contam como atividade extracurricular. Além disso, a participação como mesário voluntário permite a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos promovidos pelo Governo do Rio Grande do Norte e pelos Municípios de Natal e Parnamirim. O participante recebe Certificado pelos serviços prestados à Justiça Eleitoral, para inclusão em currículo profissional e tem prioridade no desempate, em concurso público.
Não podem ser mesários: candidatos e parentes até o 2º grau, inclusive, ainda que por afinidade; o cônjuge; os integrantes de diretórios de partido político que exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais; e funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo. Também estão impedidos de participar desse processo, todos os que pertençam ao serviço eleitoral, militares da ativa no exercício das funções militares e eleitores menores de 18 anos.
É importante ressaltar que, ao se inscrever, o eleitor demonstra para a Justiça Eleitoral que gostaria de exercer a função de mesário, mas não recebe a garantia automática de que será convocado.
As inscrições podem ser feitas no site da justiça eleitoral: TRE traço RN ponto JUS ponto BR . Os telefones do Tribunal Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte são (84) 3654-5660 ou 3654-5604.


Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *