Ministro da Saúde diz que Norte e Nordeste já passam por final da pandemia

0
572
Ministro da Saúde, Nelso Teich, com o secretário executivo do ministério da Saúde. Sérgio Lima/Poder360 27.04.2020

84 996140787O ministro da Saúde interino, general Eduardo Pazuello, disse que as capitais das regiões Norte e Nordeste do Brasil já passam por fase final da pandemia. Para ele, elas já passaram pela pior etapa da pandemia. Pazuello afirma que no início, essas regiões foram mais impactadas pelo fato de estarem “mais ligadas ao inverno do hemisfério Norte”.

“Para efeitos da pandemia, nós podemos separar o Brasil em Norte e Nordeste, que é a região que está mais ligada ao inverno do hemisfério Norte, são as datas do hemisfério Norte em termos de inverno, e ao Centro-Sul, Sudoeste, Centro-Oeste, que é o restante do país que está mais ligado ao inverno do hemisfério Sul”, disse.

De acordo com ele, houve grande impacto nessas regiões em uma primeira etapa, com apenas duas exceções fora dessas áreas, sendo o RIo de Janeiro e São Paulo (pelo próprio tamanho e fluxo de pessoas).

O general citou as capitais Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Teresina (PI), dizendo que praticamente em todas dessas regiões já houve a passagem da pandemia e já está havendo redução de número de óbitos e percentual de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Posso afiançar aos senhores que é assim que está acontecendo. A epidemia vai se espraiando”, disse.

Correio Braziliense

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui