Monitoramento moderno de previsão do tempo e de monitoramento de chuvas de Cerro Corá não fornece informações

Monitoramento moderno de previsão do tempo e de monitoramento de chuvas de Cerro Corá não fornece informações
Redes Sociais


Há cerca de dois anos o Rio Grande do Norte gerava uma grande expectativa na modernização, isso facilitaria nas informações  que até então eram poucas por parte da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – Emparn.

Um monitoramento hidrometeorológico, climático e agrometeorológico amplo e moderno. Esperava-se que a previsão do tempo e de chuvas, além do monitoramento pluviométrico, serão acompanhados de forma mais estratégica em prol da cultura agrícola e da vida no campo. Para isso, o Governo do RN investiu cerca de R$ 5,5 milhões no desenvolvimento de softwares e na compra de equipamentos agrometeorológicos e de Tecnologia da Informação. As aplicações foram viabilizadas pelo Projeto Governo Cidadão, via acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Com o plano concluído, a empresa desenvolvedora e implementadora da ferramenta, L&L Soluções e Sistemas, apresentou todos os módulos de funcionamento aos técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – Emparn, responsáveis pelo seu funcionamento. Após a apresentação foram pontuados alguns ajustes necessários para que o sistema possa ser entregue aos norte-rio-grandenses. A rede vai monitorar variáveis meteorológicas como temperatura, umidade do ar, vento, pressão atmosférica, radiação solar, umidade e temperatura do solo e quantidade chuva. As medições serão feitas de hora em hora e transmitidas online para o servidor da Emparn.

Em Cerro Corá até foi instalado um aparelho desses mais até hoje não temos informações desse equipamento, inclusive no site do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, ele não aparece.

Para obtermos a pluviometria do município ainda é usado um pluviômetro tradicional da Emater que fica na sede do órgão, por sinal está bastante desgastado já. Ontem nosso blog, conseguiu a informação de que choveu 43 mm, fonte da Caern.

 

 

 


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *