Mossoró é primeira cidade do Norte e Nordeste a aderir selo que permite venda de produtos de origem animal em todo o país

0
375

A cidade de Mossoró, no Oeste potiguar, será o primeiro município das regiões Norte e Nordeste a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Trata-se de um selo que permite a venda de produtos de origem animal da indústria local em todo o país e é concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A oficialização vai ocorrer nesta segunda-feira (9) em evento com a presença da ministra Tereza Cristina, em Fortaleza. O Rio Grande do Norte também passará a emitir o selo. Com a adesão ao SISBI, os selos concedidos pelos serviços de inspeção do estado potiguar e de Mossoró serão equivalentes ao Governo Federal.

Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária do RN, a novidade é benéfica para as indústrias de produtos de origem animal, como carne, leite e derivados, ovos, mel.

O que é o SISBI

O SISBI faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e tem o objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

De acordo com o MAPA, os estados, o Distrito Federal e os municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que se tem condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui