Projeto do Ceres lança cartilha de direitos sexuais e reprodutivos da mulher

Projeto do Ceres lança cartilha de direitos sexuais e reprodutivos da mulher
Redes Sociais


Com o objetivo de difundir conhecimentos relacionados à saúde da mulher entre crianças, adolescentes e idosas, o projeto de extensão intitulado Direito da Saúde Aplicado à Mulher, vinculado ao Departamento de Direito do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN),  lançou a cartilha Direitos sexuais e reprodutivos da mulher. O documento foi publicado na última segunda-feira, 19, e possui acesso gratuito e ilimitado.

A cartilha é composta por duas seções principais. A primeira é um glossário com termos relacionados à temática abordada, como licença maternidade, método anticoncepcional e saúde da mulher. Já no segundo segmento estão presentes perguntas e respostas referentes ao conteúdo do estudo, a exemplo do conceito de direito sexual, que, segundo a cartilha, é entendido como o direito de escolher o parceiro, além do exercício de uma vida sexual segura, com prevenção à gravidez indesejada, bem como a infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Outra temática que a cartilha aborda é em relação aos direitos reprodutivos. De acordo com as palavras do documento, esse direito se refere à escolha livre e responsável do desejo de ter filhos ou não, de forma que cada mulher exerça sua autonomia corporal a respeito da reprodução. São incluídos também os direitos à informação quanto a métodos, técnicas e planejamento da família, assim como o direito de exercer sua sexualidade e a reprodução livre de discriminações e violência.

Blogdoserido


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *