Regional da Emater já disponibiliza as sementes para os municípios de Currais Novos, Cerro Corá, Bodó e Lagoa Nova

Regional da Emater já disponibiliza as sementes para os municípios de Currais Novos, Cerro Corá, Bodó e Lagoa Nova
Redes Sociais

A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), faz tempo que iniciou a distribuição de 453 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo do Programa Bancos de Sementes. Os grãos já foram distribuídos para vários bancos, em alguns municípios do estado. Esse ano o programa deve beneficiar 52.912 agricultores familiares.

As primeiras regionais que receberem os grãos foram as de Pau do Ferros e Umarizal. De acordo com a Sape, os agricultores beneficiados estão cadastrados junto ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O investimento no Programa Bancos de Sementes 2021 é de R$ 6,3 milhões, provenientes do tesouro estadual.

As sementes são destinadas ao plantio de subsistência e forragem animal. As variedades de milho Cruzeta, feijão Riso do Ano e Miranda, e sorgo Ponta Negra e SF 15 são adaptadas às condições do semiárido do RN, que garante uma colheita precoce e uma produção com menor necessidade de água.

As variedades são fruto de pesquisas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A diretora do regional Currais Novos da Emater, Ana Maria informou que as sementes já estão disponíveis, inclusive já iniciou a distribuição. As sementes serão entregues na sede da Emater nos municípios.


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *