RN contabiliza 148 mortes por Covid-19 e baixo isolamento social preocupa

0
213

O Rio Grande do Norte registrou mais nove mortes por Covid-19 nesta segunda-feira (18) e contabiliza 148 no total. A preocupação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) é também com a baixa taxa de isolamento social registrada no estado.

De acordo com o secretário adjunto de saúde, Petrônio Spinelli, no domingo (17), a taxa atingiu somente 47,3%. A sesap vem dizendo desde o início da pandemia que o ideal é isolar 60% da população, não podendo ser um número maior devido às atividades essenciais mantidas em funcionamento.

Segundo Spinelli, algumas mortes mais recentes tem a ver com a aglomeração ocorrida durante o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial e fez um pedido. “Eu quero fazer um apelo às prefeituras, aos órgãos, para os bancos, à sociedade: vamos evitar transformar essa semana numa semana potencializadora de contaminações”. A segunda parcela do auxílio foi liberada nesta segunda (18). O pagamento segue até o dia 13 de junho.

Ainda de acordo com as informações passadas pelo secretário durante a coletiva de imprensa, existem 352 pacientes internados entre suspeitos e confirmados com a Covid-19 em hospitais públicos e privados. Deste total 176 estão em leitos críticos e a outra metade em leitos clínicos.

A Taxa de ocupação na região Metropolitana e no Oeste está quase chegando aos 100%. São 97% das UTIs adultas para Covid-19 ocupadas na Região Oeste e 91% na região Metropolitana. Em Pau dos Ferro não há ocupação e no Seridó 61% ocupadas.

Existem 53 pacientes precisando ser regulados no sistema. Dois deles com a necessidade urgente da transferência para UTI. Outros 10 com prioridade dois para serem transferidos para leitos críticos (semi-intensivo ou UTI) e 42 pacientes com prioridade três em que necessitam de enfermaria de estabilidade. (Esses dados podem variar rapidamente).

Atualmente a Sesap investiga 59 óbitos com a suspeita de que a causa tenha sido a Covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui