RN estima imunizar 730 mil pessoas nas 3 primeiras fases de vacinação contra Covid-19

RN estima imunizar 730 mil pessoas nas 3 primeiras fases de vacinação contra Covid-19
Redes Sociais


O governo do Rio Grande do Norte espera vacinar cerca de 730,3 mil pessoas nas três primeiras fases de vacinação contra a Covid-19, de acordo com o plano estadual de operacionalização divulgado nesta sexta-feira (18) em Natal. O documento foi produzido com base no plano nacional de imunização, lançado na quarta-feira (16), e também aponta como deverá ser a distribuição dos lotes das vacinas que chegarem ao estado.

Durante o lançamento do plano, a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que o estado estará com toda estrutura pronta para recebimento e distribuição dos lotes dos imunizantes até a segunda quinzena de janeiro, mas reforçou que o início da imunização dependerá do envio de vacinas pelo governo federal. Até agora a Agência Nacional de Vacinação (Anvisa) não autorizou nenhuma vacina no país.

De acordo com o governo, os 730 mil potiguares fazem parte dos grupos prioritários que serão atendidos nas três primeiras fases de vacinação, porém o número ainda pode ser acrescido. Ao todo, o estado estima até agora quase 804 mil pessoas dentro de todos os prioritários, alcançando também professores e servidores da segurança, que deverão estar nas fases seguintes.

“O RN já tem pronto o seu plano. A vacina chegando, vamos iniciar imediatamente a aplicação “, afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT). Na quarta (16), Fátima cobrou data para início da vacinação no país.

Segundo o governo, a meta estabelecida pela própria Secretaria Estadual de Saúde é de alcançar pelo menos 95% do público-alvo da vacinação.

As primeiras fases são as seguintes:

1ª Fase

  • Trabalhadores de Saúde
  • Pessoas de 75 anos e mais
  • Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas
  • População indígena aldeado em terras demarcadas aldeada,
  • povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

2ª Fase

  • Pessoas de 60 a 74 anos

3ª Fase

  • Pessoas com diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40).

G1RN


Redes Sociais

djaildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *