Saiba quanto cada município recebeu do MS para compra de Teste Rápido de Gravidez

0
137

O Ministério da Saúde repassou, por meio do Fundo Nacional de Saúde, mais de R$ 1,9 milhão para os municípios investirem na aquisição de Teste Rápido de Gravidez (TRG). O valor é suficiente para compra de mais de 3,3 milhões de testes.

O recurso é direcionado para o atendimento das mulheres acolhidas pela Rede Cegonha. A estratégia promove o bem-estar da gestante e contribui para diminuição das mortalidades infantil e materna na rede de saúde do SUS em cada cidade.

Todos os 5.570 municípios do País foram contemplados com recursos e os valores foram estipulados pelo custo unitário do TRG multiplicado pelo número de nascidos no município em 2019, mais 20%.

Os custos unitários dos testes são referentes aos praticados no mercado em 2020. O Ministério da Saúde estimou o valor mínimo de R$ 56 para cada kit, com 100 testes.

O TRG é eficaz em detectar os hormônios da gestação (HCG) por meio da urina. O resultado é conhecido em até cinco minutos e varia de acordo com as reações de anticorpos contidos nos testes. A gravidez é confirmada quando o visor do mecanismo mostrar duas listras coloridas. A precisão do TRG é superior a 99%.

O TRG pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde por mulheres adultas, jovens e adolescentes. As mulheres têm direitos de autonomia e sigilo preservados, podendo, inclusive, fazer o teste de gravidez fora do ambiente hospitalar. No entanto, as equipes de saúde das cidades devem buscar acolher as mulheres com resultado positivo para orientar, informar e fortalecer o vínculo com a gestante.

“É ali, no início das primeiras semanas, que tem o principal desenvolvimento do embrião, em relação à parte cerebral, toda parte cognitiva. Então, quanto mais cedo essa gestante souber que está grávida, melhor será o acompanhamento dessa gestão e do desenvolvimento desta criança”, explica a biomédica Maria Gabriela, especialista em microbiologia clínica e C.E.O do laboratório Pertencer.

IBGE: 2402709
Município: Cerro Corá
Sigla UF: RN
População: 11.179
Tipo Gestão: Municipal
SINASC + 20%: 158
Impacto Financeiro – TRG Valor Unitário (0,56 ) Mínimo 100 Unidades: 88,70

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui